Crédito: Don Bayley/ Divulgação

Crédito: Don Bayley/ Divulgação

Acontece nesta terça-feira, 19, em Gurupi, a reunião temática da IV Conferência Regional de Igualdade Racial, que este ano adotará o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”.

O encontro será realizado no auditório do Campus I do Centro Universitário de Gurupi (Unirg), a partir das 14 horas, em uma realização do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos e Gerência de Promoção da Igualdade da Igualdade Racial, e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) em parceria com outros parceiros governamentais e não-governamentais.

Nas reuniões serão abordados quatro eixos temáticos, na perspectiva do enfretamento ao racismo institucional. São eles: Do Reconhecimento dos Afrodescendentes; Da Garantia de Justiça aos Afrodescendentes; Do Desenvolvimento dos Afrodescendentes; e Discriminação Múltipla ou Agravada dos Afrodescendentes. Os eixos serão apresentados em um painel central e discutidos em grupos de trabalho, assegurando, assim, o debate entre os participantes.

Preparatórias

Serão realizadas reuniões temáticas em Porto Nacional, em 28 de setembro, e também em Araguaína, Augustinópolis, Arraias e Dianópolis, sem datas definidas, confirmações essas que dependem dos municípios sediarores. As reuniões temáticas são preparatórias para a VI Conferência Regional de Igualdade Racial, que por sua vez prepara para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (IV CONAPIR), em maio de 2018 em Brasília.