Foto – Marcio Vieira
A Secretaria da Educação recebeu nesta segunda-feira, 7, a visita do secretário adjunto do Ministério da Educação (MEC), Helber Ricardo Vieira, que veio ao Tocantins conhecer como o Estado está realizando a implantação do novo Ensino Médio. A programação segue ao longo da tarde com visita a Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.
O secretário Helber foi recepcionado pela Orquestra Sanfônica do Tocantins e na Seduc conheceu os principais projetos e ações que estão sendo desenvolvidos pela Pasta. Entre as ações apresentadas está o Projeto de Recomposição da Aprendizagem – Recomeçar, que costa de aplicação de uma avaliação diagnóstica para conhecer o nível de aprendizagem dos estudantes – durante a pandemia da Covid-19 – e depois a formação de novas turmas de acordo com o nível de conhecimento visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem.
O secretário de Educação do Tocantins, Fábio Pereira Vaz, falou da importância da visita. “Atualmente, há muitas ações, projetos e programas que estão sendo realizados na educação visando manter a qualidade do ensino e da aprendizagem. Vamos estreitar essa parceria com a Secretaria Nacional de Educação Básica para que o setor de Educação Científica, Tecnológica e Profissional possa se desenvolver mais para motivar os alunos a permanecerem na escola e também resgatar outros que estão sem estudar. Queremos que a educação profissional promova oportunidades para que os estudantes obtenham a qualificação profissional e descubram novas possibilidades”, afirmou o secretário Fábio.
Dentre a exposição das ações, a que mais chamou a atenção foi a apresentação de dois jovens, Cristovão Ferreira Liberato Júnior e Rubens Eduardo Freitas Saraiva, que foram alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso e que atualmente trabalham na Seduc, como assistente na Diretoria de Educação Tecnológica. Esses alunos apresentaram protótipos de drones e um robô que foram produzidos na escola. Cristovão e Rubens falaram dos materiais que tinham disponíveis, das pesquisas que realizaram e do gosto que passaram a ter pela área da tecnologia.
Motivado pelos discursos dos jovens, o secretário Helber falou de aspectos que caracterizam a educação. “Temos que ter ousadia na escola pública, temos que sonhar grande e pensar em como trazer novos alunos para esses projetos. O nosso trabalho no MEC é potencializar o que já está sendo feito nas escolas”, ressaltou.
Helder comparou o trabalho na educação com a plantação de uma muda de tâmaras, cujo fruto leva um tempo para aparecer. “É importante na educação o quanto nos importamos com o outro, educação é cuidar. Temos que nos emocionar com essas aprendizagens que vemos nos alunos. E nesse novo Ensino Médio queremos ver estudantes que estejam nos cursos técnicos e profissionalizantes, que se empolguem e continuem se graduando nos cursos profissionalizantes”, frisou.
O jovem Rubens ressaltou que estudou sempre em escola pública, que o seu desejo é motivar outros estudantes a buscarem o conhecimento e a se empolgarem pelas atividades realizadas na sala de aula. “Foi na escola que fundamos o Clube de Robótica, pesquisamos e com ajuda dos professores fomos participando de competições e o que aprendemos lá, queremos compartilhar com mais jovens”, comentou.
Ensino Médio
O novo Ensino Médio tem a proposta de motivar mais os estudantes a buscarem o conhecimento e a serem protagonistas de suas aprendizagens. A Rede Estadual do Tocantins conta com 294 escolas que ofertam o ensino médio, com uma equipe formada por 4.452 professores, que atendem mais de 63 mil estudantes, com o ensino médio regular, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos, terceiro segmento.
Fonte – Ascom Seduc