Com mais de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas, Porto Nacional comemora a posição de município do Tocantins com melhor índice de vacinação em porcentagem. O município já alcançou o percentual de 102.88% da população, acima de 5 anos, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o equivalente a 47.932 pessoas, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No total, 38.693 pessoas já tomaram as duas doses ou a dose única, o que representa 83,28% da população apta, em relação às doses adicionais/reforço, 13.484 doses foram aplicadas no público elegível. As informações são do Centro de informações e decisões estratégicas em saúde (Integra Tocantins).

A secretária municipal de Saúde, Lorena Martins, comemorou a notícia e aproveitou para parabenizar os profissionais de saúde pela marca alcançada. “Chegamos a esse resultado graças a população portuense que compreendeu a importância de se vacinar e se dirigiu aos postos de vacinação e também aos esforços diários das equipes de saúde do município. Meus sinceros agradecimentos a todos os profissionais da área que, com comprometimento e muito esforço, tornaram possível esse alcance”, frisou.

A diretora da vigilância em saúde, Zenilde Carreiro, ressaltou que “esta marca expressiva mostra o engajamento com que a gestão municipal encarou a luta contra essa doença, trabalhando de forma árdua diariamente com o propósito de conter a proliferação do vírus. A conscientização da população contribuiu para a ampla vacinação. É o momento de maior alegria para nós desde o início da pandemia, e com ele vem a esperança de retomarmos nossas vidas dentro da normalidade”, pontuou.

A coordenadora da imunização, Sirleyde Paolini, disse: “esse alcance nos traz a sensação de muita felicidade, saber que estamos cumprindo com o que nos foi atribuído. A equipe da imunização, falando de forma específica no ano de 2021, trabalhou muito, porque em todo o primeiro momento de início de vacinação por grupos prioritários, atuando com uma logística complicada foi um momento muito difícil. Todavia, com paciência conseguimos vacinar quem tinha que ter se vacinado na época, e com isso fomos ampliando as faixas etárias e melhorando o nosso trabalho”, ressaltou.

Sirleyde ainda enfatizou, “Graças a Deus estamos conseguindo fazer com que as pessoas completem o ciclo vacinal, esse número é muito significativo para nós. Vale ressaltar que a vacina está nos postos de saúde, o que é muito importante também porque está dentro do território do paciente, então é muito mais fácil para ele o acesso, vacinas salvam vidas”, concluiu.

Doses recebidas e aplicadas no município

Porto Nacional ultrapassou 102.88% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, o equivalente a 47932 pessoas. Em relação à segunda dose, 38.693 pessoas completaram o ciclo vacinal com a D2 ou a dose única do imunizante, 13484 pessoas receberam a dose adicional/reforço, totalizando 106.648 doses aplicadas.