Nesta quinta-feira, 28, a editora-chefe da Gazeta do Serrado, Maju Cotrim, recebeu o título de Cidadã Tocantinese numa sessão solene, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Além dela, outras 28 pessoas receberam o título, estão entre eles políticos, empresários, médicos, jornalistas e religiosos.

Os homenageados foram indicados pelos parlamentares em virtude de relevantes serviços prestados ao Estado e pela contribuição ao desenvolvimento do Tocantins em diversas áreas de atuação.

Maju citou a necessidade de valorização das comunidades locais e da atenção ás demandas sociais principalmente das mulheres quilombolas, quebradeiras e líderes sociais.

“Ser tocantinense não é apenas comer Chambari, amor perfeito ou tirar foto das belezas tocantinenses mas usar do lugar de fala de cada um para ajudar a transformar este Estado”, disse.

Maju citou ainda o jornalismo da Gazeta e o trabalho de ser voz da população que muitas vezes nao e ouvida. “Que o Tocantins seja celebrado como um todo, como um Estado lindo mas antes de tudo como um Estado de pessoas, de batalhadores, de guerreiras, de anônimos que deram e dão seu suor para que este Estado se desenvolva todos os dias”, disse ao atentar para o abismo social que o Estado ainda tem com 30% da população vivendo ainda na pobreza.

A jornalista agradeceu todos os deputados pela aprovação da homanagem em especial a deputada Amália Santana que foi a autora do pedido. “Você representa a essência da garra e resistência da mulher Tocantinense”, agradeceu.

 

IMG_4969

Maju Cotrim é jornalista com especialização etnorracial e marketing político, é cofundadora e editora-chefe no portal de notícias Gazeta do Cerrado, idealizadora e coordenadora do instituto Crespas Tocantins


Na cerimônia foram homenageados, o bispo de Porto Nacional, Romualdo Matias, o frei Alan Fábio Soares, os empresários Fabiano o Vale e Joseph Madeira. Quem também recebeu o título o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), João Luiz Rocha, os médicos Wallace André da Silva e Henrique Barsanulfo.

Outros homenageados são o ex-procurador de Justiça José Omar Júnior, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, o Coronel da Polícia Militar Cláudio Benício e o Major Dernivaldo da Costa and e o jornalistas Francisco Erasmo Damasceno.

 

Além do presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (Republicanos), são autores dos projetos que solicitaram a titularidade os deputados Cleiton Cardoso (Agir), Amália Santana (PT), Cláudia Lelis (PV), Eduardo Siqueira Campos (União Brasil), Elenil da Penha (MDB), Jair Farias (União Brasil), Jorge Frederico (Republicanos), Luana Ribeiro (PCdoB), Ricardo Ayres (Republicanos), Valderez Castelo Branco (Republicanos), Vanda Monteiro (União Brasil), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Zé Roberto Lula (PT).