Eles nem concluíram o fundamental II ainda, mas já sabem que o caminho para um mundo melhor é a sustentabilidade. E depois de participarem da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, chegou a vez dos 253 alunos tocantinenses receberem as premiações. A solenidade de entrega acontece nesta sexta-feira, 16 de dezembro, às 14h, no Auditório sede da Energisa Tocantins, em Palmas.

Ao todo, 2.100 crianças do 8º e 9º ano do ensino fundamental e 84 professores da rede pública e privada de ensino do Tocantins participaram da ONEE 2022. “O nosso foco é preparar as futuras gerações para desfrutarem de energia com consciência, sem desperdícios”, destacou o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior.  Um dos destaques na Olimpíada foi o estudante Lucas Feitosa, que estuda em uma escola da rede privada de Araguaína, que levou medalha de ouro na competição.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realização da Energisa Tocantins e demais concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.

Na área educacional, além de apoiar a ONEE 2022, a Energisa também desenvolve projetos de conscientização para alunos da rede pública. Para estimular cada vez mais os jovens e adultos, um dos projetos, o Nossa Energia, utiliza estruturas itinerantes (caminhões e tendas) para levar experiências lúdicas e inovadoras, com jogos, realidade virtual e a simulação de desafios reais de economia de energia.

As iniciativas do Programa abrangem a substituição de equipamentos que consomem energia em excesso por outros mais modernos e mais eficientes, o que é realizado em hospitais públicos e em residências de baixa renda, por exemplo. Apenas em 2022, o Projeto Nossa Energia realizou 40 ações com palestras programas educacionais e a troca de 45 mil lâmpadas por LED.

Olimpíada

A Olimpíada foi realizada entre agosto e dezembro deste ano. Para chegar ao resultado final, professores e estudantes passaram por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa incluiu as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas aconteceram de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, foram utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluíram também a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora.