Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges

 

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, discursou durante abertura do encontro técnico “Transição Municipal Segura e Transparente”, ocorrido nesta quarta-feira, 04, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), organizador do evento. Em sua fala, Diogo Borges pontou a importância do evento e a expressiva presença de prefeitos e prefeitas, sejam os que estão deixando o mandato, sejam os que iniciam em janeiro.

“O Tribunal de Contas tem o seu dever constitucional, mas se transformou nos últimos anos em um Corte de caráter pedagógica, e vocês (prefeitos eleitos) tem um amparo forte para construir uma cidade cada vez melhor, para tirar dúvidas e para não fazer aquilo que não está em sua competência de prefeito. Vocês terão nas suas mãos o dever de conduzir o dinheiro público, que é fruto dos impostos dos cidadãos. Tenham o Tribunal de Contas como um parceiro”, disse Diogo Borges.

Segundo TCE, o objetivo do encontro técnico é a necessidade de os agentes públicos adotarem medidas que garantam uma transição de governo juridicamente segura e de forma transparente ao público e órgãos de controle. O evento é dirigido aos 139 municípios tocantinenses e será dividido em dois dias para melhor distribuição dos municípios por relatoria.

Prefeita por oito anos de Lizarda, Professora Sussu, participou do evento, ao lado do seu sucessor, o candidato eleito Marcello Lustosa. “Oportunidade de buscarmos conhecimento para fazermos uma transição transparente, uma transição de fato e de direito, como repassar as informações necessárias para o nosso sucessor. Tenho certeza que os demais prefeitos também compartilham dessa mesma alegria e entusiasmo. Queremos agradecer o Tribunal pelos conhecimentos repassados e pela proximidade que tem dado a nós” disse a gestora.

Nesta quarta-feira, 04, o encontro técnico foi direcionado aos Municípios da terceira, quarta e sexta relatorias do TCE. O evento ocorre ainda nesta quinta-feira, 05, com a presença dos gestores de Municípios que compõem a primeira, segunda e quinta relatoria.