Os estudantes do ensino médio que desenvolvem trabalhos criativos e sobre a diversidade brasileira podem participar da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista; inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho.
O prêmio abrangerá as categorias mestre e doutor, estudante do ensino superior e do ensino médio. Nesta última categoria, podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio, profissional e tecnológico. Uma das exigências é de que os estudantes tenham menos de 25 anos.
O Prêmio Jovem Cientista tem os objetivos de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em jovens pesquisadores, que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Neste ano, os estudantes podem escolher uma das temáticas como: comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas; empreendedorismo e soluções locais para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar; práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza; tecnologias digitais para a conservação da natureza e tecnologias digitais para a transformação social.
As inscrições e as apresentações do projeto poderão ser feitas no portal www.jovemcientista.cnpq.br, ou enviadas pelo Correios, para a Fundação Roberto Marinho, Rua Santa Alexandrina, 336, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 20261-232, dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 3232 8817.
O Prêmio Jovem Cientista concederá, aos estudantes do ensino médio, uma bolsa de Iniciação Científica Júnior por 12 meses, no valor de R$ 100 ou uma Bolsa de Iniciação Científica, com vigência de 12 meses no valor de R$ 400. Nas demais categorias, haverá premiação em dinheiro para a realização das pesquisas.
A recomendação é de que os estudantes do ensino médio desenvolvam um trabalho sucinto, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A Comissão Organizadora do Prêmio disponibilizou seis webaulas que abordam as temáticas para as pesquisas.
O Estado que apresentar o maior número de inscrições proporcionalmente ao total de alunos matriculados em 2018, e desta forma receber certificado de reconhecimento. A divulgação dos selecionados será realizada em outubro de 2018