A cidade de Palmas aposta na tendência nacional de firmar parcerias importantes para o desenvolvimento da educação. Com o propósito de contribuir para o fortalecimento de valores fundamentais para a formação da cidadania e ordem unida, a educação municipal conta hoje com a colaboração de instituições como o Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As escolas públicas coparticipativas agregam às suas propostas pedagógicas projetos de civismo, cidadania e esporte e ganham a confiança da comunidade pelos bons resultados, disciplina e diversidade de atividades oferecidas por meio da educação de tempo integral.
Cada uma dessas escolas proporciona ao aluno uma formação com foco no desenvolvimento de habilidades específicas. Desempenham importante papel social, pois levam o educando a experiência de vivenciar as situações de aprendizagem e convívio em grupo, valores indispensáveis para a vida.
O Colégio Esportivo do Corpo de Bombeiros (Cemil) – ETI Margarida Lemos, Setor Lago Sul, se destaca pela implementação de atividades esportivas, inclusive revelou medalhistas em diversas modalidades, em competições municipais e estaduais, elevando o índice dos pódios da rede municipal.
A parceria com a Marinha do Brasil, por meio da ETI Almirante Tamandaré, na Arse 132, gerou o desenvolvimento de atividades de marinharia, esportes náuticos e o civismo. A unidade segue a proposta pedagógica de escola trilíngue onde os alunos têm a oportunidade de estudar além da língua portuguesa, os idiomas inglês e espanhol.
Na ETI Eurídice Ferreira de Mello, no jardim Aureny III, por meio da parceria da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), são realizados trabalhos voltados para o desenvolvimento das habilidades musicais e de dança dos alunos.
A parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a ETI Anísio Teixeira, no Setor Bertaville, rendeu projetos voltados à educação para o trânsito. A unidade está também contemplada com um projeto desenvolvido nacionalmente, o Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).
Localizada no Setor Santa Fé II, a ETI Caroline Campelo – Duque de Caxias, parceira do Exército Brasileiro, tem atividades voltadas ao empreendedorismo. Foram incorporadas às aulas do currículo obrigatório, módulos de formação pelo trabalho, como panificação.
Ainda em construção, a ETI Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, já se encontra com projetos bem consolidados de preservação ambiental, piscicultura e horticultura, por meio do Sistema Agro Florestal, desenvolvidos em pareceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O modelo adotado e a somatória de esforços para ofertar uma educação de qualidade elevam Palmas à referência no ensino, o que atrai a atenção de administradores e pesquisadores de outras cidades do Tocantins e de outros estados do Brasil. Semanalmente, são recebidos variados grupos de representantes de outros municípios interessados em conhecer o sistema de ensino na Capital.
De acordo com o secretário da Educação, Danilo Melo, as parcerias não têm a intenção de militarização das escolas, mas, para disciplina. “Um dos trunfos dessa aliança é conseguir, por meio da disciplina, a motivação para o estudo contínuo”, assegura.
Ideb
Nas séries iniciais, 1º ao 5º ano, a rede municipal saiu de 6,2 do último Ideb em 2015 para 6,6 em 2017, e de 5,6 para 5,8 nas séries finais, de 6º ao 9º ano. Vale ressaltar que, o Ministério da Educação (MEC) projetou para 2022 a meta do Ideb 6,0, e mesmo assim, Palmas já avançou com essa meta.