A Secretaria de Estado da Saúde enviou para Araguaína equipe técnica que irá acompanhar nesta quarta-feira, 27, a vistoria na máquina de radioterapia que será realizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A vistoria já era aguardada desde o ano passado para liberação do equipamento e retorno dos atendimentos de radioterapia na cidade. Atualmente os atendimentos de radioterapia para os pacientes da região macro-norte do Estado são realizados em serviço contratado no município de Imperatriz/MA.

O técnico da gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Tocantins, Rodrigo Cândico de Souza destaca que todas as ações de competência da gestão estadual foram concluídas, como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker (uma sala especifica para instalar o equipamento), além disso, também foram feitos a instalação e comissionamento do acelerador linear, treinamento dos profissionais e construção do plano de radioproteção. “Seguimos todos os trâmites legais necessários para utilização deste equipamento. Com todas estas fases concluídas a SES aguarda agora a liberação da máquina junto a Comissão Nacional de Energia Nuclear que é o órgão responsável por avaliar a segurança radiológica e emitir autorização de uso do equipamento”, esclareceu.

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Araguaína (UNACON/HRA), pois não necessitarão se deslocar para outro Estado para realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado.