No Banner to display

A Rede de Sementes do Xingu vence prêmio internacional para soluções climáticas

Por Luciane Santana | 07/07/2020

Última atualização em 07/07/2020 17:47

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

A Rede de Sementes do Xingu está entre os 11 vencedores do Ashden Awards, prêmio internacional para soluções climáticas. Entre mais de 200 propostas do mundo inteiro, a Rede de Sementes foi a vencedora. Ashden é uma organização baseada no Reino Unido que dá visibilidade e apoio a iniciativas inovadoras nos campos do clima e energia em todo o mundo.

Esse é um grande reconhecimento para um trabalho de 13 anos composto por 568 coletores indígenas, urbanos e agricultores familiares, em sua maioria mulheres. A Rede já viabilizou sementes para recuperar 6,6 mil hectares de áreas degradadas na bacia do Xingu e Araguaia e outras regiões de Cerrado e Amazônia, utilizando mais de 221 toneladas de sementes de 220 espécies nativas. A Rede de Sementes do Xingu é a maior rede de sementes nativas no Brasil

Com o avanço da Covid-19 no Brasil, a Rede de Sementes tem atuado para garantir a saúde e segurança dos coletores e equipe. Kits de higiene e proteção, além de materiais para beneficiamento das sementes foram enviados na última semana. A coleta de sementes segue dentro de cada núcleo familiar ou aldeia, e a entrega será feita com agendamento, para evitar aglomerações. A fim de assegurar a sustentabilidade financeira e o isolamento dos associados, a Rede poderá antecipar o pagamento, de acordo com a demanda dos grupos de coletores, de 21 toneladas de sementes. A Rede também estendeu o valor do Fundo Rotativo, fundo de crédito destinado aos coletores.

A Rede uma alternativa de renda que vem da floresta, valorizando a diversidade ambiental e cultural. No contexto de emergência climática, a Rede de Sementes é o nosso maior exemplo de um futuro possível.

Fonte: Assessoria

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]