Maju Cotrim
Esta semana vários assuntos estarão no centro das discussões no Tocantins bem como no país. O Legislativo estadual começa a se preparar para votar o orçamento bem como as câmaras.
Transições
As transições estão a todo vapor e entram numa semana importante no acesso aos dados e informações para quem vai assumir . Algumas estão adiantadas e seguem com cordialidade porém em outros locais os membros sequer foram nomeados.
Orçamento estadual será votado
O relator do orçamento estadual, deputado Nilton Franco deve apresentar o relatório na comissão de Finanças e após aprovação a expectativa é que a peça seja aprovada já esta semana. O orçamento prevê uma receita total estimada em R$ 10,9 bilhões. Houve um incremento de R$ 96,3 milhões em relação ao orçamento aprovado para o exercício de 2020.
Corrida pela vacina
No Tocantins e em todo o Brasil a expectativa é pela vacinação contra a Covid. O Estado aguarda as diretrizes do ministério.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que seria “irresponsável” especificar a data de início da vacinação contra a Covid-19 sem o registro e aprovação de vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Neste domingo, o ministro Ricardo Lewandowski, relator de ações sobre plano de vacinação no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde informe, no prazo de 48 horas, as datas de início e término do plano nacional de vacinação contra a Covid-19.
Na sexta-feira, o governo entregou ao Supremo o programa de imunização com previsão de 108 milhões de doses para grupos prioritários. O material não especifica uma data para início da aplicação de vacinas.