Sala de Aula – Foto – Foto – Menicucci

Com objetivo de cobrar a realização de concurso público para a rede estadual de educação no Tocantins, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), realiza um abaixo-assinado on-line em busca de apoio da sociedade em geral pela concretização do certame.

Através do abaixo-assinado, o sindicato requer que o Ministério Público do Estado Tocantins e Governo do Estado do Tocantins providencie com urgência a realização do certame.

A petição pública foi lançada neste mês de novembro e já alcançou mais de mil assinaturas. “A finalidade é buscar apoio da sociedade para essa demanda da educação pública”, disse o diretor sindical, Fábio Lopes.

A realização do concurso público da educação é importante para preencher o baixo número de professores efetivos, que atualmente está menor que o número de profissionais em regime de contrato temporário devido ao aumento de aposentadorias por tempo de serviço.

“Nossa defesa é por uma educação pública de qualidade, pelo trabalho decente e pela valorização dos profissionais da educação. Queremos concurso público pelo fim da politicagem dentro das escolas”, disse o presidente do Sintet, José Roque Santiago.

A realização de concurso também é necessária porque professores e servidores em regime de contrato temporário não contribuem para o fundo da previdência estadual, o que pode, em médio prazo, comprometer a vida financeira do Fundo Previdenciário e aposentadorias dos profissionais do magistério perante o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV-TO).

Clique aqui para acessar o abaixo-assainado

Fonte – Sintet-TO