Estão abertas as inscrições para o I Concurso de Redação (Poesia e Prosa), Desenho – mascote, Projeto e Vídeo promovido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
O Concurso “Coleta Palmas” tem o objetivo de incentivar a capacidade criativa e inovadora dos alunos, além de torná-los agentes multiplicadores da educação ambiental no desenvolvimento das iniciativas e mudanças de atitudes da população. Desta forma, é possível promover a consciência social e ecológica em todos os níveis de ensino, o engajamento da sociedade na conservação e melhoria do meio ambiente, de maneira integrada aos programas educacionais.
Um dos objetivos do Concurso é escolher o Desenho – mascote que será utilizado para divulgação da campanha do “Coleta Palmas” em folders,adesivos, cartazes, impressos, mídia eletrônica e outras formas de divulgação definidas pela Administração Municipal.
O Programa permanente de coleta seletiva de resíduos, Coleta Palmas, tem a proposta de fomentar o reaproveitamento do lixo produzido na capital, evitando que materiais recicláveis sejam depositados no aterro sanitário, podendo assim aumentar a vida útil deste e, ao mesmo tempo, beneficiar famílias em cooperativas de catadores. Consolidando Palmas como um município ativo em práticas sustentáveis, contribuindo através de suas atividades com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida.
Todas as informações referentes ao Concurso podem ser conferidas noEdital .
Coleta Palmas nas unidades escolares
O “Programa Coleta Palmas” foi lançado em virtude do Dia Mundial da reciclagem e prevê a separação e coleta dos resíduos secos, coleta seletiva e a conscientização da comunidade sobre a necessidade da separação dos resíduos sólidos. Para iniciar o trabalho, foram escolhidos alguns locais para instalação de caçambas estacionárias, pintadas e devidamente identificadas com adesivos explicativos contendo os tipos de materiais recicláveis que podem ser depositados nelas. Estas caçambas funcionam como Locais ou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a população.
Um desses PEVs está localizado na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, que, desde 2016, trabalha com coleta seletiva, em pequena escala, e, com a instalação desse ponto de coleta, a diretora reforça o compromisso de incentivo às práticas sustentáveis. “Trabalhamos com crianças que estão em processo de formação e com essa iniciativa, no futuro, esses alunos darão continuidade, levando para vida esse hábito, essa consciência ambiental”, afirma a gestora Cleudemar Abreu.
A segunda fase do projeto estabelece outros 11 PEVs, dentre esses pontos estratégicos, seis serão instalados nas unidades escolares ETI Margarida Lemos, ETI Eurídice Ferreira de Mello, ETI Caroline Campelo, e escolas Lúcia Sales Pereira e Crispim Pereira Alencar.