Em alusão ao Junho Ambiental, mês dedicado a ações e reflexões sobre o cuidado e preservação do meio ambiente, a Diretoria de Sustentabilidade de Meio Ambiente, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, realiza uma ação com crianças no Parque Cesamar, em Palmas, para a produção de uma cartilha.
Segundo o professor Francisco Pereira de Sousa, químico ambiental e pesquisador da UFT, o tema escolhido para o trabalho foi “Lixo”. E projeto leva as crianças das escolas municipais até o parque, onde foram montadas cinco estações alusivas aos “5 Rs”: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Após fazerem a visita guiada, as crianças são convidadas a fazerem um desenho e uma frase que passe uma mensagem de como proteger o meio ambiente cuidando do lixo, dentro da filosofia dos 5Rs.
“Esses desenhos, posteriormente, são escaneados em papel de qualidade. Em seguida será escolhida a capa, nossa equipe entra com um texto de introdução e o corpo da cartilha serão as obras dos próprios alunos”, explica o pesquisador. De acordo com ele, a cartilha deve ser apresentada já nesta sexta-feira, 09. A ação no parque começou esta semana.
Ainda segundo ele, o projeto envolve os pequenos estudantes “porque eles têm um poder maior de assimilação e um poder maior ainda de convencimento. Quando uma criança tem uma atitude de preservar o meio ambiente, nós adultos ficamos com receio de fazer diferente. Então eles passam a ser multiplicadores, levam esse conhecimento para suas casas, suas ruas, discutem com familiares e amigos. É o nosso futuro. A cartilha com o trabalho deles passa uma mensagem de um mundo melhor, mais limpo”.
As visitas continuam até amanhã (sexta-feira) pela manhã no Parque Cesamar.