Ao menos 12 turistas, que chegaram ao Caribe mexicano num cruzeiro americano, morreram e outros 20 ficaram feridos nesta terça-feira no estado de Quintana Roo, no extremo sudeste do México. O ônibus que levava os visitantes, em sua maioria estrangeiros, sofreu um acidente quando se dirigia para uma zona arqueológica, segundo o governo do estado. O veículo perdeu o controle e saiu da rodovia entre o pequeno povoado de Mahahual e a localidade de El Cafetal.
“Um ônibus turístico saiu da rodovia no trecho de El Cafetal-Mahahual e 11 pessoas foram infelizmente mortas”, disse um comunicado do governo estadual. “As vítimas são visitantes de Mahahual que chegaram no cruzeiro Royal Caribbean com destino à zona arqueológica de Chaccobén”.
O ônibus da empresa Turismo Costa Maya, com 31 passageiros a bordo, ia para a zona arqueológica de Chaccobén. Os feridos foram levados para hospitais da região. De acordo com a Costa Maya, entre os passageiros estavam italianos, americanos, suecos e brasileiros, mas ainda não se sabe a identidade dos mortos. Por sua parte, a Secretaria Estadual de Turismo informou que está em contato com os consulados para ajuda na comunicação com os familiares das vítimas, e confirmou cidadãos americanos, suecos e brasileiros, sem mencionar a Itália. Mais cedo, a imprensa local dizia que os mortos eram italianos e canadenses.
“O serviço médico forense realiza o levantamento dos corpos, assim como os trâmites legais correspondentes”, disse o diretor geral de trânsito de Quintana Roo, Jorge Santana, num comunicado da Secretaria de Segurança Pública estatal. “As pessoas foram levadas para hospitais”.
Especula-se que o acidente teria sido causado por um pneu furado, que fez o veículo sair da estrada e tombar. Segundo a imprensa local, o motorista fugiu. Quintana Roo, onde ficam Cancún e a Riviera Maia, é o destino mexicano mais visitado por turistas estrangeiros.
Fonte: O Globo