Você já se perguntou se aquele celular que não usa mais pode ser útil para outra pessoa? Um jovem chileno de 17 anos se perguntou e, desde então, conserta celulares usados para doá-los à estudantes de baixa renda.

Tiberio Malaiu está em seu último ano no ensino médio, mas todas as suas energias estão concentradas no projeto Collecting Dust (“Coletando poeira”, em tradução livre).

Antes do projeto nascer, em janeiro deste ano, Tibério já tinha participado de oficinas para alunos sem acesso a tecnologias, como celular e internet. Ele sentia que precisava fazer algo a respeito e assim foi!

carcaças celulares
Foto: reprodução/Instagram @_collectingdust“Percebi que havia uma grande carência tecnológica e que muitos não conseguiam se conectar, porque não tinham acesso à internet ou ao celular”, conta Tiberio.

Atualmente, Tiberio conta com um grupo de oito pessoas, entre amigos e desconhecidos que se ofereceram para ajudar. “Tive muito apoio da minha família”, destaca Tiberio.

adolescente com diretora em escola fazendo positivo dedos
Foto: reprodução/Instagram @_collectingdust

Toda semana, chegam celulares para Tiberio e sua equipe consertarem. Sua única exigência é que os aparelhos consigam rodar aplicativos que os estudantes precisam para suas aulas, como o Google Classroom, Zoom, Google Meet, WhatsApp etc.

estudante frente escola caixa celulares doação
Foto: reprodução/Instagram @_collectingdust

Na primeira vez que realizou uma doação, o próprio Tiberio entrou em contato com uma escola que precisava daqueles aparelhos. Depois, os próprios diretores das escolas o procuraram.

jovens consertando celulares usados doação estudantes baixa renda
Foto: reprodução/Instagram @_collectingdust

Inspiração

E caso você tenha se perguntado de onde vem o nome do projeto, Tiberio conta que muitos desses celulares estão engavetados, perdidos em algum lugar da casa e, literalmente, juntando poeira.

jovem doa celulares diretora escola estudantes baixa renda
Foto: reprodução/Instagram @_collectingdust

Seu objetivo é atingir o maior número de estudantes possível e o projeto não vai terminar, mesmo depois que a pandemia do novo coronavírus passar e as aulas presenciais retornarem.

O mais importante é dar o seu apoio, sua ajuda e seu tempo”, conclui o garoto.

Além de ajudar esses estudantes, Tiberio contribui para diminuir a produção de lixo eletrônico, resolvendo dois problemas de uma só vez!

Que demais, Tiberio! 👏

Fonte: UPSOCL via Razões Para Acreditar