Foto – PRF/Divulgação
Lucas Eurilio
Um adolescente filho de um vereador da cidade de Goianésia do Pará (PA) foi apreendido ao ser flagrado fazendo num racha, no perímetro urbano da BR-153, em Araguaína, norte do Tocantins.
Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o adolescente de 15 anos estava acompanhado do irmão, de 22 anos, proprietário do veículo. O menor dirigia um carro de luxo enquanto praticavam a ‘disputa automobilística’, na rodovia.
O flagrante foi realizado enquanto a PRF fazia uma ronda e viram dois carros em velocidade altíssima.
A polícia deu ordem de parada, mas os carros empreenderam fuga. O veículo no qual o adolescente estava simulou três paradas e quando a equipe chegou perto, o condutor entrou num bairro de Araguaína com os faróis desligados, colocando em risco a população.
Ao perceber que estava sem saída, o infrator parou próximo a um matagal, onde ficou constatado que o carro estava sendo conduzido pelo menor. O motorista do outro carro conseguiu fugir e ainda não foi localizado.
A PRF explicou que o adolescente cometeu pelo menos 4 condutas criminosas na direção. Ele e o irmão foram levados parta uma Delegacia de Polícia Civil de Araguaína.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o jovem cometeu os atos infracionais que equivalem aos crimes de: Desobediência – Art. 330 do Código Penal; Participar de disputa ou competição automobilística em via pública, – Art. 308 do CTB; Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação – Art. 309 do CTB; e, Trafegar em velocidade incompatível com a segurança – Art 311, também do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O proprietário do veículo e irmão do menor poderá respostar por permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, previsto no Art. 310 do CTB.