A Defesa Civil Estadual informa, à população tocantinense, que as constantes chuvas, que atingiram o Estado nos últimos dias, trouxeram um volume d’agua com índices pluviométricos entre 50 e 100 mm, que provocou o aumento do nível do rio Tocantins nos reservatórios das usinas hidrelétricas e, em alguns municípios, enchentes localizadas. A chuva também deixa o tráfego nas rodovias com menor visibilidade, elevando o risco de acidentes.
Desta forma, a Defesa Civil alerta, a população, para que tomem os devidos cuidados nesse período chuvoso.
Cuidados a serem observados:
– Siga as orientações das Defesas Civis municipal e estadual para os possíveis alertas e as recomendações de abandono de local de áreas com inundação e alagamento.
– Jamais enfrente a enchente, evite atravessar as águas com o carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado pela correnteza e de cair em buracos formados pela erosão.
– Pessoas que residem ou possuem propriedades abaixo de usinas hidrelétricas e barragens devem estar sempre atentas ao nível dos rios e informações fornecidas pelos meios de comunicação local ou Defesa Civil, para não serem surpreendidos com o aumento do nível dos rios, nos casos de abertura das comportas das Usinas Hidrelétricas.
– Ao transitar por rodovias sob intensa chuva, redobre os cuidados, diminua a velocidade e procure um local seguro e espere passar a chuva.
– Em caso de enchente ou inundações, procure abrigar-se em terrenos mais elevados.
– Se ficar isolado em local inseguro, ligue 199 ou 193 e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.