Almas sediará a 5ª Ediçao da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 01/04/2019

Última atualização em 01/04/2019 16:02

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros, realiza a 5ª Edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), entre os dias 11 a 13 de abril, no Colégio Agropecuário de Almas, a 276 km de Palmas.

A iniciativa tem como proposta abrir novos horizontes para o meio rural, oferecendo aos produtores tecnologias de produção sustentável, distribuídas em unidades agrícolas, vitrines expositivas, dias de campo e ciclo de palestras, com a participação de profissionais doutores, mestres, engenheiros, zootecnistas e técnicos extensionistas.

Segundo o extensionista rural e coordenador do evento, João Albuquerque Filho, do escritório local do Ruraltins, a Agrosudeste já está consolidada na região e envolve 22 municípios.

“A feira teve inicio há cinco anos fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e o Ruraltins. Na época começamos as atividades com dias de campo para disseminar as práticas preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – ABC, e com o passar do tempo ganhou dimensões maiores, até chegar ao estágio atual. O evento, além de incentivar o produtor rural nas atividades ligadas a piscicultura, bovinocultura e fruticultura, aquece a economia local dos empreendimentos, desde o comércio ambulante, bares, restaurantes, até a rede hoteleira da cidade e municípios próximos”, ressalta João.

Para o presidente do Ruraltins, Fernando Silveira, a Agrosudeste traz vários exemplos de como o produtor pode evoluir, por meio das práticas sustentáveis, e de como as parcerias funcionam bem e se tornam um fator multiplicador.

“A feira é um exemplo de transferência de tecnologia, capacitação e treinamento técnico das pessoas, mostrando como o produtor pode crescer, evoluir e andar sozinho. Além disso, ao longo das edições, conquistou a confiança de diversas empresas do ramo agropecuário que participam expondo suas marcas e produtos, fazendo do evento uma referencia no Estado”, disse.

Dentro da programação, a Agrosudeste também oferecerá exposições permanentes como: feiras de animais de grande e pequeno porte, feira da agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos. Os organizadores preparam ainda palestras sobre os atrativos turísticos da região e os aspectos culturais, minicursos e amostras envolvendo as instituições de ensino.

Realização

5ª Feira Agrosudeste ocorrerá no Colégio Agricola de Almas, sendo coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), bem como pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Prefeitura Municipal de Almas, Central das Associações de Almas e Porto Alegre e Colégio Agrícola de Almas, com o apoio de parceiros e instituições privadas.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]