Maju Cotrim

O secretário estadual de saúde, Edgar Tollini concedeu entrevista à Gazeta do Cerrado na qual comentou sobre o aumento de casos na região do Bico do Papagaio.

A Gazeta perguntou sobre as próximas ações a serem realizadas na região. “Já estamos tomando, hoje (no dia 4 de maio) habilitamos mais 10 leitos de UTI no hospital Dom Orione que vai servir á rede pública estadual, estamos fazendo uma visita no Hospital de Doenças Tropicais também que deve fornecer em torno de 20 leitos de unidades clínicas para enfrentamento ao Covid e os nossos leitos de UTI, são 10 leitos de UTI dentro do hospital de Araguaína e seis leitos clínicos, estamos hoje com ocupação de 50%. Essa é a nossa determinação: ampliar a oferta para que podemos dar mais tranquilidade á população que está necessitando nos casos graves”, disse.

“Hoje somente na região de Araguaína temos 100 casos colocados mais os do Bico vamos para 140, 150 casos ou mais então estamos com uma taxa de internação menor que 5%, o que não nos deixa absolutamente tranquilos, a gente quer ampliar essa rede de serviços, leitos de UTI e leitos clínicos e esperamos contar com os municípios porque com a aprovação do incremento de teto dentro do Senado e Da Câmara dos deputados esperamos que os municípios que vão ter um recurso absolutamente necessário que possa trabalhar coadunando com a secretaria de saúde para ampliar a rede de ofertas e serviços e não só do Bico mas para o Estado inteiro”, disse.

Araguaína tem 104 casos confirmados e o Bico já teve duas mortes por Covid.

O Estado, somando a suspensão de dívidas, deve receber mais de R$ 700 milhões com o recurso extra que está em fase de aprovação.

Veja na matéria abaixo quanto cada município vai receber de recurso extra.

Socorro financeiro ao Tocantins pode chegar a R$ 778 milhões; Saiba quanto cada cidade deve receber