Alterações: E-proc terá plataforma unificada no Tocantins

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 16/04/2019

Última atualização em 26/08/2019 11:09

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Foi aprovada por unanimidade, na manhã desta terça-feira (16/04), a migração do Sistema de Processo Judicial Eletrônico (e-Proc) utilizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins para uma plataforma unificada. Conforme a matéria, analisada pelo Tribunal Pleno durante sessão extraordinária administrativa, a partir de agora o TJTO fará parte de um grupo de sete tribunais que utilizam um sistema único e colaboram entre si para o aprimoramento do e-Proc versão unificada.

Implantado no Tocantins em 2011, o sistema e-Proc foi um marco para a Justiça e vem contribuindo de maneira eficaz para a celeridade processual em todo o estado. Contudo, a ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e adaptada às necessidades do TJTO, possui novo código fonte e, desta forma, para que o judiciário estadual tenha acesso a todas as melhorias e atualizações do sistema, é preciso fazer a migração para a plataforma unificada criada em 2017. O objetivo é que todos os tribunais que fazem parte do grupo trabalhem em conjunto e contribuam para a constante melhoria do sistema. Atualmente compõem a versão unificada do e-Proc, além do TRF4, o TRF2, TJSC, TJRS e os tribunais de Justiça Militar do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

Durante a sessão, a desembargadora Jacqueline Adorno, presidente da Comissão Auxiliar do e-Proc, destacou a importância do investimento e ressaltou que o novo sistema vai promover mais automação às rotinas. “Fiquei maravilhada com o que pode ser feito com a inteligência artificial. O trabalho vai ser aprimorado como um todo”, frisou. “Na versão unificada do e-Proc, vários tribunais estão desenvolvendo soluções para o sistema e para usufruirmos do benefício de estarmos dentro deste sistema, temos que mudar o código fonte”, complementou a magistrada, que fez recentemente uma visita técnica ao TRF4 para conhecer a ferramenta.

Com anuência de todos os desembargadores, o processo de migração foi aprovado e a previsão é de que até o fim do ano o trabalho seja concluído. “Estamos vivendo um momento histórico na área da Tecnologia da Informação. Só temos a ganhar com a implantação deste sistema”, destacou o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

Após a aprovação do Pleno, o próximo passo é a assinatura de um convênio com o TRF4 para início da mudança.

SEI 

Paralelo à mudança para o e-Proc versão unificada, o Tocantins passará a contar também com uma versão atualizada do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), responsável pelas questões administrativas do Judiciário.

Gazetadocerrado.com.br – Para mentes pensantes

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Sebrae - Processo - 05-2020
Energisa 22/04/2020
ANUNCIE AQUI GAZETA - ATUALIZE - 16-12
Zona Livre de Fakes - 16-12
ENERGIA SOLAR

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]