Durante o encerramento do Curso de Serigrafia realizado por meio do Projeto de Geração de Renda, Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto), a secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral, destacou que “O curso de Serigrafia oferecido pelo Projeto, não só veio promover a capacitação profissional, mas também integrar os alunos à sociedade, abrindo-lhes as portas do primeiro emprego”. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Conselho Tutelar de Palmas.

Para o instrutor de serigrafia Carlos Henrique Damaceno, em Palmas há uma grande carência de profissionais que dominem as técnicas.  “Os jovens que concluíram a capacitação já estão aptos para conquistar o primeiro emprego e até atuarem como pequenos empreendedores”, disse.

O aluno Almiro Vieira acredita que a profissionalização é uma oportunidade que deve ser aproveitada e dar continuidade a um aprendizado que ele havia deixado incompleto no passado. “Aos meus 15 anos comecei fazer um curso de serigrafia à distância, como era por correspondência não consegui concluir. Agora tive a oportunidade de fazer e pretendo colocar em prática todas as técnicas que aprendi durante o curso”, argumentou.

Segundo o  adolescente Fabricio Jesus Souza, de 14 anos, o curso é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho “O curso foi muito proveitoso. Pretendo poder atuar em alguma empresa e ter minha própria renda”, disse.

Com carga horária de 40 horas, as capacitações aconteceram entre os dias 16 a 30 de agosto, no período matutino, no núcleo da Aafeto localizado na 305 Norte, antiga Arno 32.  Os alunos foram capacitados com aulas teóricas e práticas.

Serigrafia

Atualmente os serviços de serigrafia são muito utilizados em empresas, principalmente em gráficas e agências de publicidade, que aplicam essa técnica em camisas, folhetos, cartazes, banner, outdoor e na personalização de materiais para lojas de departamento, escritórios, escolas, hospitais, como: fardamentos, canetas, papéis, pastas, crachás de identificação, copos, entre outros.

Aafeto

O Projeto tem sido um importante apoio do Governo do Estado para realização de sonhos como aprender um ofício, conquistar um emprego ou abrir o próprio negócio. O programa de geração de renda tem a pretensão de transformar cada tocantinense que passar pelo Aafeto num empreendedor.

Fonte: Ascom Setas