Maria José Cotrim

Cobertura Especial e Exclusiva
– Gazeta do Cerrado –
Eleições 2018

As primeiras semanas de campanha após o registro das candidaturas mostram candidatos ao Governo com estratégias totalmente diferentes. Enquanto já começam a gravar os programas eleitorais, os cinco candidatos na corrida pelo Palácio apostam nas redes e no corpo-a-corpo com lideranças e reuniões com grupos.

Apontado até o momento pelas pesquisas na liderança da disputa, o governador Mauro Carlesse teve semana agitada em seu escritório político onde, segundo materiais informativos de sua equipe de comunicação, recebeu dezenas de prefeitos e lideranças de norte a Sul do Estado.

Carlesse reúne cerca de 60 prefeitos – Divulgação

Carlesse não comentou as duas pesquisas nas quais aparece com ampla vantagem porém deu o tom sobre qual é sua meta: tentar vencer num primeiro turno. Esse é o mote também para não deixar as lideranças e aliados tão tranquilos e estimular a busca por ampliar o índice de apoios.

Outra estratégia de Carlesse seria não faltar aos debates ais importantes, o que porém, só terá o martelo batido nesta questão após análise de sua equipe sobre o clima eleitoral. A primeira movimentação de campanha nos municípios foi em grande estilo no Bico com muitos apoiadores e até candidatos que são de outras chapas.

Amastha e o PG40

O candidato do PSB, Carlos Amastha se mantém com foco nas propostas. Nas redes, diariamente sua equipe tem explorado itens das mais de 400 propostas do seu plano de governo que eles chamam de PG-40.

Ora com Vicentinho Alves, ora com Ataídes Oliveira, seus candidatos ao Senado, Amastha tem ido a locais onde na suplementar não tinha tantos apoiadores e na avaliação dos aliados a campanha se pulverizou em todas as regiões do Estado.

O ponto alto da semana que passou foi o evento de lançamento da campanha em Gurupi com presença de Geraldo Alckmin. Nesta campanha Amastha tem usado mais a comparação da gestão do Estado da sua na prefeitura principalmente nos índices de Educação e da Saúde.

Márlon se expande

Agora com varios partidos aliados, o candidato do Rede, Márlon Reis correu primeiro nas bases dos partidos de seu grupo com quem se entrosa bem. Esteve no norte do Estado, passou em Colinas onde até almoçou com a deputada petista Amalia Santana e tem se dedicado também a se apresentar à população nos locais onde não foi na suplementar.

Nas redes, o candidato tem explorado também fragmentos de propostas e abordado muito sobre baixar os impostos e combater a corrupção. Márlon ainda pretende fazer grandes eventos mas três maiores cidades do Estado.

Simoni e Bernadete

O candidato César Simoni aposta no discurso Pro-Bolsonaro inclusive nas redes sempre ligando seu nome ao dele. Já Bernadete Aparecida do PSOL mantém seu discurso de defesa da diversidade e de mais políticas sociais. Ela tem propagado sua principal frase: “ Preciso de 400 mil votos para ser eleita”, disse.