Foto – Bloomberg

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta quinta-feira (18) a liberação do sinal da quinta geração de telefonia móvel (5G), na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), na próxima segunda-feira (22) nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas. A decisão foi tomada pela manhã pelo grupo técnico responsável por aprovar a ativação do novo serviço nas capitais, o Gaispi.

De acordo com o presidente do grupo, Moisés Moreira, as três operadoras encarregadas de levar o serviço às capitais neste primeiro momento – Claro, TIM e Vivo – pediram a ativação de 723 antenas da nova tecnologia no Rio de Janeiro. Ele informou que o mínimo exigido para a cidade era de 252 estações, sendo 84 para cada prestadora.

A quantidade de antenas 5G que serão ligadas neste momento na capital fluminense é, porém, bem menor do que o total em operação com a tecnologia 4G (3.865 estações). Ou seja, a cobertura do 5G “puro” — chamado de “standalone” ou 5G SA — ainda será pequena, em relação à disponibilidade de sinal oferecida pelo padrão de serviço atual.

No caso da capital de Tocantins, o edital do leilão de licenças 5G exigiu a ativação de no mínimo 12 antenas (quatro para cada operadora), mas as operadoras se comprometeram a ativar 21 estações na segunda-feira. Palmas conta com 114 antenas da tecnologia 4G em operação.

Claro, TIM e Vivo pediram para instalar 43 antenas de 5G em Florianópolis, sendo que o mínimo exigido pelo edital era de 18 estações (seis para cada). Hoje, a cobertura 4G é oferecida na cidade com 335 antenas.

Vitória contará com ativação de 29 antenas da tecnologia 5G na frequência a partir da próxima semana. O edital de venda das licenças exigiu o mínimo de 15 antenas instaladas neste ano (cinco para cada operadora).

Hoje, a nova geração de serviços móveis pode ser experimentada em oito capitais: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. O 5G puro oferece baixa latência (tempo de resposta a comandos do usuário ou sensores conectados), além de velocidade de até 1 gigabits por segundo (Gbps).

Fonte – Valor Investe