Está difícil ficar em casa com essa pandemia né? A Gazeta separou algumas das programações culturais que você pode curtir da sua casa mesmo. Tem Diálogo literário, Festival de Cinema Brasileiro, Aperitivo sonoro do Sesc. Confira abaixo:

 

Aperitivo Sonoro do Sesc: Boca de Cantora e os Piaba

O Sesc Tocantins está com o Aperitivo Sonoro, de forma online. A atração da vez é a Boca de Cantora e os Piaba.

O Aperitivo Sonoro do Sesc é um projeto que busca oferecer à população o acesso gratuito à boa música popular brasileira, por meio de um rodízio entre músicos de Palmas e de outras cidades do Estado e do país. Antes da pandemia as apresentações eram ao vivo na unidade Tênis Sesc, que fica no Jardim Aureny III. Agora vai ser de forma online nos canais do Sesc Tocantins no Youtube (SescTO) e Facebook: www.facebook.com/sescto.

Boca de Cantora e os Piaba nada mais é que a união casual de quatro bacanas da nova leva de músicos palmenses. Vera Lynn (vocal), Alberto Cometa (guitarra e voz), Guido Jargões (baixo) e Rapha Brito (bateria/percussão) se uniram em meados do ano de 2015 com propósito de tocar música de forma despretensiosa. Passado alguns meses resolveram apostar no potencial e na musicalidade do grupo, que trazia referencias do rock 70 do brasil, do tropicalismo e dos ritmos regionais brasileiros. No ano de 2016 começaram a explorar uma musicalidade que fosse típica dos mesmos, enquanto lançavam a música Flor do Sereno (composta por Pedro Tedesco). Agora, no ano de 2021, o grupo está em processo gravação e pretende lançar seu primeiro álbum, que deve sair do forno ainda este ano.

O Aperitivo Sonoro online será na sexta-feira, dia 21 de maio, das 19h30 às 20h30 no Youtube (SescTO) e Facebook: www.facebook.com/sescto. Informações pelo telefone (63) 9 8421-2586 ou pelo email [email protected].

Cultura – Aperitivo Sonoro do Sesc online

Atração: Boca de Cantora e os Piaba

Data: 21 de maio

Horário: 19h30

Locais: Redes sociais do Sesc – TO: Youtube (SescTO), e Facebook: www.facebook.com/sescto.Entrada: gratuita

Informações: (63) 9 8421-2586 ou pelo email [email protected]

 

1° Diálogo Literário: SESC ON

No dia 26 de maio, às 16h30, nas plataformas digitais oficiais no Youtube e Facebook, o Sesc Tocantins vai realizar o 1° Diálogo Literário com o tema “Literatura além das páginas: a literatura nos blogs e redes sociais na internet”. E os convidados que irão participar são Ana Kamila (do @poesias.comigo), Luma Nunes (do lumanunes.com) e Zacarias Martins (da coluna Livros &  Cia, portal CT Tocantins). Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9948.

Esse diálogo literário pretende abordar e levar ao conhecimento do público a grande diversidade na abordagem sobre literatura existente além das páginas dos livros. Blogs e páginas na internet que discutem sobre o universo literário, através da divulgação de seus livros, livros de outros escritores, realização de Saraus, indicação de títulos específicos para cada gosto e dicas de leitura.

Ana kamila Castaño

Pedagoga, pós-graduada em Arte Educação e atualmente acadêmica do curso de Licenciatura em teatro da Universidade Federal do Tocantins. Contadora de histórias e atriz do grupo teatral Umpontodois. Criadora no Instagram do @poesias.comigo. Atualmente é bibliotecária em uma escola do município de Palmas, atuando com projetos de leitura desde 2014

Luma Nunes

Tem 28 anos e é escritora palmense com duas publicações. Leitora voraz, estudante de jornalismo, possui o lumanunes.com, um blog sobre literatura e estilo de vida, há 7 anos.

Zacarias Martins

Poeta, cronista, jornalista profissional e ativista cultural, Zacarias Martins é autor de seis livros de poesias e um de crônica, além de ter trabalhos inseridos em mais de 60 antologias literárias e ser verbete em várias obras de referência. É membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins e foi eleito o primeiro presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gurupi. É colunista literário do Portal do Cléber Toledo (www.clebertoledo.com.br), onde assina a coluna Livros & Cia, e editor de conteúdo do Portal Notícia 1 (www.n1to.com.br). Integra a Academia Brasileira de Jornalismo.

Sesc Cultura ON

O projeto surgiu em virtude da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. A ação é destinada a artistas residentes no estado do Tocantins, que desenvolvem trabalhos nas linguagens de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Artes Visuais, Literatura, Música, Audiovisual, Arte Educação, Patrimônio Cultural e de forma transversal para profissionais ligados as áreas técnicas e economia criativa.

Cultura – Sesc no Tocantins

Ação: Diálogo Literário

Tema “Literatura além das páginas: a literatura nos blogs e redes sociais na internet”

Convidados: Ana Kamila, Luma Nunes e Zacarias Martins

Data: 26/05

Horário: 16h30

Local: www.youtube.com/sescto Facebook (https://www.facebook.com/sescto)

Informações: [email protected] | (63) 3212-9948

Exposição ‘Um Outro Eu Mesmo’

Última semana para visitar a exposição ‘Um Outro Eu Mesmo’ na Galeria de Artes do Sesc em Palmas. A mostra reúne 10 artistas e fortalece as relações entre arte e vida. São obras criadas em motivações autobiográficas, mas que são comuns a todos nós. Visitação: até 28 de maio de 2021

Artistas na exposição:

Danilo Carvalho

Flávio Antonini

José de Arimatéa

Rafael Bqueer

Rian Santos

Vicente de Paula

Véronique Isabelle

Ge Viana

Potira Maia

Elias Santos

Curadoria:

 Alexandre Sequeira, Fernando Lindote e Renata Voss

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Serviço

Cultura – Artes Plásticas

Ação: Realização da Exposição Coletiva “Um outro Eu Mesmo”, do Circuíto Emergentes do projeto Arte Sesc

Local: Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades de Palmas (502 Norte)

Horário: das 8h às 12 e das 14h às 18h

Visitação: até 28 de maio de 2021

Abertura oficial: 03 de maio, às 20h, no Youtube SESCTO

Entrada: gratuita

Informações e agendamentos visita mediada: (63) 3212-9922

 

“Lua Cheia na Serra” em Taquaruçu retorna na quarta-feira com show de Sandro Peretto

A Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu, o Canto das Artes, retorna na próxima quarta-feira, 26, a partir das 20h, com mais uma apresentação musical do projeto “Lua Cheia na Serra”. Desta vez, o beatlemaníaco Sandro Peretto ficará por conta do show online, que será transmitido no canal do Canto das Artes, no Youtube.
A iniciativa faz parte do projeto “Canto das Artes: Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual”, aprovado pela Lei Aldir Blanc em dezembro do ano passado. O “Lua Cheia na Serra” é um projeto com tradição realizado pelo Canto das Artes, sendo adaptado agora para o formato virtual, em virtude da pandemia do Coronavírus.
Sandro Peretto começou a tocar violão aos 16 anos, na mesma época em que descobriu os Beatles. Aos 21, passou a interpretar o artista John Lennon na banda “Beatles Abbey Road”. Sua atenção aos menores detalhes sempre fez do seu trabalho uma experiência única para os fãs de John, criando uma das melhores apresentações de cover do músico em todo o Brasil.
Em 2019, depois de uma temporada em projetos paralelos, Sandro Peretto lançou “John Lennon Tributo”, com a mesma seriedade e compromisso que sempre marcaram sua trajetória musical pelo país.
O Canto das Artes em 2021.
O projeto “Canto das Artes: Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual” faz parte de uma iniciativa contemplada no final do ano passado com recursos da Lei Aldir Blanc.
O evento “Lua Cheia na Serra”, tradicional no Canto das Artes de Taquaruçu, busca o incentivo e fomento às expressões artísticas e culturais do Tocantins, com valorização de músicos e bandas locais.
Para o presidente da Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu, o Canto das Artes, Tharson Lopes, “o projeto desde então tem revelado artistas do nosso estado, dando oportunidades tanto para agentes culturais quanto ao público, que pode conhecer ao longo dos anos, produções locais e de grande qualidade. Através da Lei Aldir Blanc, foi possível retomar com esse projeto, levando em formato virtual apresentações artísticas para todo o Estado”.

1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico online termina no domingo

23 curtas-metragens podem ser visto no site do evento.

(crédito: frame/divulgação)

O desaparecimento dos insetos num futuro próximo; as pessoas que devem morrer após completarem 30 anos e uma índia que segue o espírito do marido até a aldeia dos mortos. Esses são alguns dos temas dos 23 curtas-metragens que seguem disponibilizados, gratuitamente, até o domingo, 23, (23h59) no 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online. O projeto tem patrocínio dos Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

As produções, entre 2018 e 2021, fazem parte de duas mostras: Realizadores Fluminenses, com nove curtas produzidos por profissionais nascidos ou residentes no estado do Rio e Inéditos do Brasilcom 14 obras das cidades de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Salvador, Cordisburgo e Manaus, respectivamente. Entre os destaques, o curta-metragem O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli, vencedor do Prêmio do Público do Panorama Carioca na edição especial de 30 anos do Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

Para assistir aos filmes, basta acessar a plataforma Darkflix/Wurlak através do site www.festivalfantastico.com Será necessário um breve cadastro com nome, e-mail e senha para o login.

Clique aqui para fotos dos filmes e vinheta do festival:

https://drive.google.com/drive/folders/1t3-XTm9cRzct8vBtBuK58DTux4lKpDFZ?usp=sharing

Clique aqui para a vinheta e trailer dos filmes no yotube:

https://youtu.be/PA7A9mg83UQ

https://www.youtube.com/channel/UCdol7cwli-aSlzJVeg46cDA

 

OS FILMES DAS MOSTRAS

REALIZADORES FLUMINENSES

O Prazer de Matar Insetos de Leonardo Martinelli, Rio de Janeiro (RJ), 10’, 2021, Livre – Com Rosa Iranzo, Alexandre Rosa Moreno

Sinopse: Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos.

 

Chiclete de Philippe Noguchi, Rio de Janeiro (RJ), 8’, 2019, Livre – Com Indira Nascimento, Olivia Torres, Pedro Nercessian, Mariah de Moraes

Sinopse: Irene é uma das exiladas de uma fantástica ilha povoada por jovens de curiosos hábitos alimentares, cuja única conexão com o mundo lá fora é um barco de suprimentos. Um evento inesperado coloca Irene no centro de uma estranha catarse coletiva no até então pacato mercadinho da vila.

 

Conte sua História ou Entregue sua Alma de Andrea Avancini, Rio de Janeiro (RJ), 17′, 2020, Livre – Com Miguel Schimid, Isabella Rzezinski, Alana Alves e Otávio Calzolari

Sinopse: De castigo em seu quarto por ter feito mil e uma travessuras em sua escola, Thomas – um menino metido a valentão – se depara com um misterioso livro deixado por sua irmã em seu quarto. Ao ler o nome do livro em voz alta, “Conte Sua História ou Entregue Sua Alma”, Thomas inicia uma jornada fantástica e apavorante que o fará refletir sobre a maneira desrespeitosa como trata amigos e colegas de colégio.

 

Broto de Antonio Teicher, Rio de Janeiro (RJ), 20′, 2018, Livre – Com Gisele Lisbôa, Thais D’Castro, Guilherme Bianco, Rollo, Sandra Incutto

Sinopse: Uma doce secretária recém-contratada se maravilha com as plantas exuberantes que crescem do chão do escritório. Já para sua rígida colega de trabalho, nem tudo são flores.

 

Egum de Yuri Costa, Rio de Janeiro (RJ), 23’, 2020, 14 anos – Com Paulo Guidelly, Valéria Monã, Bruna Rodrigues, Diomar Nascimento, Francisca Silva, Carlos Bruno, Dayane Simões e João Pedro Oliveira

Sinopse: Após anos afastado devido à violenta morte do irmão, um renomado jornalista retorna para a casa de sua família para cuidar de sua mãe que sofre uma grave e desconhecida doença. Numa noite, o jornalista recebe a visita de dois estranhos, que têm negócios desconhecidos com seu pai. Esse encontro, juntamente com acontecimentos que o levam a desconfiar que algo sobrenatural se abateu sobre sua mãe, fazem-no temer uma nova tragédia.

 

Cenas da Infância de Kimberly Palermo, Rio de Janeiro (RJ), 6’, 2021, 16 anos –

Sinopse: Um pequeno camundongo vive uma infância tranquila. Ele come biscoitos caseiros, brinca com suas bonecas e ouve contos de fadas antes de dormir – até que uma noite de insônia o faz romper com seu mundo idílico.

 

Nada de bom acontece depois dos 30 – de Lucas Vasconcelos, Rio de Janeiro (RJ), 12’, 2020, 12 anos – Com Pedro Nercessian, Nina Rosa, Rhuan Santos, Paula Furtado, Camila Rocha, Kaique Bastos

Sinopse: Um homem questiona a ideologia governamental em que as pessoas devem morrer ao completar 30 anos.

 

Story.Telling – de Fábio Brandão, Rio de Janeiro (RJ), 27′, 2020, 10 anos – Com Raphaela Palumbo, Giovanna Muricy, Ana Clara Lima, Mauricio Piancó

Sinopse: Seria só mais um curta sobre dois roteiristas que se encontram para escrever um filme de terror. Mas é um plano sequência de 27 minutos que mistura comédia com terror, onde a história se conta ao vivo com inúmeras referências e muitas pizzas.

 

A incrível aventura das sonhadoras crianças Contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira – De Beatriz Ohana, Petrópolis (RJ), 15’, 2019, Livre – Com Gilmar Miguel dos Santos, Dafini França, Maicon Douglas Ribeiro, Ryan Teixeira, Daniel Maia dos Reis, Rafael Moura, Ruan Teixeira, Anna Ester da Silva, Ana Kelly Lopes, Gabrielle Tavares, Ana Carolina Lima e Lucas Cassiano

Sinopse: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

 

INÉDITOS DO BRASIL

A Melhor Versão de Mim de Kallyo Aquiles, Brasília (DF), 23’, 2020, Livre – Com Marcos Alberto Filho (Lucas), Brenda Barbosa (Marina), Ana Luísa (Suzane)

Sinopse: Lucas se esforça para ser adotado e passa seus dias sendo provocado pelas outras crianças. Seu único amigo é a música, mas isso muda quando ele conhece Marina, uma garota que afirma vir de outro planeta.

 

Mãtãnãg, A Encantada de Shawara Maxakali e Charles Bicalho, Belo Horizonte (MG), 14′, 2019, Livre  – Com Alexandre Maxakali, Ariston Maxakali, Eliane Maxakali, Shawara Maxakali

Sinopse: A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Uma vez na terra dos espíritos, as coisas são diferentes: outros modos regem o sobrenatural. Mas Mãtãnãg não está morta e sua alma deve retornar ao convívio dos vivos. De volta à sua aldeia, reunida a seus parentes, novas vicissitudes durante um ritual proporcionarão a oportunidade para que mais uma vez vivos e mortos se reencontrem. Falado em língua Maxakali e legendado, Mãtãnãg se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram realizadas em oficina na Aldeia Verde, no município de Ladainha, em Minas Gerais.

 

Claudia e o Crocodilo de Raquel Piantino, Brasília (DF), 12’, 2019, Livre. – Sinopse: Claudia vive em um sossegado bairro com seu animal de estimação, Max, o crocodilo. Em seu cotidiano, Claudia divide seu tempo entre seu trabalho e seu lar, Max quando está sozinho em casa pode encontrar passagens para sair e interagir com a vizinhança

 

Cova Humana de Joel Caetanos, São Paulo (SP), 10’, 2019, 10 anos – Com Joel Caetano, Ivete Zani e Mariana Zani

Sinopse: Ele enterrou sua dor profundamente, mas ela insiste em voltar.

 

Fragile de Ramon Faria, Recife (PE), 11’, 2018, Livre –

Sinopse: Mr. Nakashima teve um interessante passado mas agora quer viver longe destas lembranças. Após anos de solidão, ele decide adquirir um robô para ajudar nos afazeres diários. A amizade vai crescendo e eles vivem felizes e tranquilos. Porém, uma criatura resolve fazer uma visitinha e as coisas começam a sair do lugar.

 

O Radar de Marisa Mendonça, Brasília (DF), 22′, 2019, 12 anos – Com Angelo Macarius, Rose Samyra

Sinopse: Angelo é surpreendido com uma multa de trânsito que revela o paradeiro de sua moto roubada. Enquanto persegue o ladrão, ele descobre aos poucos que mistérios maiores o aguardam em uma estranha aventura.

 

Mamãe Tem um Demônio de Demerson Souza, São Paulo (SP), 25’, 2020, 14 anos – Com Hevelin Gonçalves e Soraia Costa

Sinopse: Tete Barilove está morta, mas seu corpo desapareceu. Beni, uma grande fã, descobre pistas que podem trazer a verdade sobre a cantora brasileira mais famosa dos anos noventa.

 

Ditadura Roxa de Matheus Moura, Belo Horizonte (MG), 23’, 2020, 12 anos – Com Meibe Rodrigues, Paulo Trindade, Leon Ramos, Chris Geburah e Marcus Labatti.

Sinopse: Yeda, mulher verde, vende pães para sustentar a casa onde vive com seu marido doente. Por meio do contexto das pessoas verdes, conhecemos a realidade de quem vive à margem de uma sociedade roxa e conservadora. Uma oportunidade faz com que Yeda repense sua identidade e seus valores.

 

Em Cima do Muro de Hilda Lopes Pontes, Salvador (BA), 15’, 2019 – Com Nayara Homem, Enoe Lopes Pontes, Karol Senna, Luisa Prosérpio, Paula Lice, Marcelo Praddo e Vinícius Bustani

Sinopse: Mergulhada numa depressão profunda, Amélia tenta encontrar nas redes sociais uma aprovação dos seus seguidores, mas, sua falta de bom senso quebrará todas suas expectativas de se tornar uma digital influencer.

 

A Retirada Para um Coração Bruto de Marco Antônio Pereira, Cordisburgo (MG), 33’, 2018, Livre – Com Manoel do Norte, Geraldo dos Santos, Geraldo Goulart, Wellington Junior, Ivany da Silva

Sinopse: Ozório é um senhor que vive sozinho em um local isolado. Ele passa os dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Isso até que um movimento no céu quebra sua solidão.

 

Jamary de Begê Muniz, Manaus (AM), 18’, 2021, Livre – Com Julia Cabral, Rosa Maria Malagueta, Elisa Telles, Isabela Catão, Clara de Sousa Leonel, Eduardo Sousa, Alex Lima, Valderes Souza, Moacy Freitas, Jôce Mendes, Begê Muniz.

Sinopse: Ane passa as tardes brincando nos arredores da floresta com seus primos, até se deparar com o Anhangá, um espírito indígena que rodeia a sua comunidade. Mas ao adentrar mais profundamente na floresta, Ane se depara com uma verdadeira assombração

 

Nervo de Pedro Jorge e Sabrina Maróstica, São Paulo (SP), 12′, 14 anos – Com William Amaral, Gisele Valeri, Angela Ribeiro e José Eduardo Delfini

Sinopse: Um homem bêbado desaparecido. Uma geladeira trancada. Uma unha no bolo de carne. Uma circunstância suspeita.

 

O conforto das ruínas de Gabriela Lourenzato, São Paulo (SP), 18’, 2020, Livre – Com Ellen Silva e Tamirys Rodrigues

Sinopse: Uma longa e cruel tempestade se aproxima. Ela sumiu. Em busca de pistas do Paradeiro dela, com a perspectiva de quem acaba de descobrir o mundo, Madu observa

atentamente a cidade e suas relações de poder.

 

Os Últimos Românticos do Mundo de Henrique Arruda, Recife (PE), 23’, 2020, 14 anos. – Com Mateus Maia, Carlos Eduardo Ferraz, Gilberto Brito, Sóstenes Fonseca, Sharlene Esse, Raquel Simpson, Odilex Lins, Suelanny Carvalho e Andreia Valois.

Sinopse: 2050. O mundo como conhecemos está prestes a ser extinto por uma misteriosa nuvem rosa. Distantes do caos urbano, Pedro e Miguel buscam apenas a eternidade