Três alunos criaram um aplicativo que mapeia os produtos na promoções nos supermercados e lojas de departamentos de Palmas. Com a ferramenta é possível também ver a localização exata do produto dentro do estabelecimento. A ideia fez tanto sucesso que os criadores foram selecionados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. A viagem está marcada para a próxima segunda-feira (20).

imgem_

“Não vai ter toda aquela perda de tempo de estar rodando dentro do supermercado procurando o produto. Ao olhar no aplicativo, ele já vai saber onde vai estar o produto em promoção”, explicou a estudante Stefany Alves.

A ferramenta surgiu na sala de aula do curso de aprendizagem em serviços de supermercados do Senac, em Palmas. Os alunos, que têm 17 anos, tiveram a ideia, mas não sabiam como tirá-la do papel. Foi aí que o professor de informática Vagner Cassol entrou no projeto para dar orientação.

Alunos criaram aplicativo que mapeia produtos em promoção (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Alunos criaram aplicativo que mapeia produtos em
promoção (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

“Quanto mais eu forçava a busca do conhecimento, mais eles respondiam. E a gente acabou conseguindo desenvolver um produto num tempo muito curto. Três meses para desenvolver um aplicativo foi bem intenso o trabalho”, argumentou o professor.

O projeto deu tão certo que o professor resolveu apostar alto e inscreveu o aplicativo na Febrace. “Foram três mil projetos inscritos e apenas 300 selecionados. Quando a gente ficou sabendo da notícia, a gente ficou praticamente sem reação, muito feliz, foi mais um mérito que a gente conquistou”, comemorou a estudante Thays Rodrigues.

Ganhando ou não o prêmio na feira em São Paulo, eles já se sentem vitoriosos e não pretendem parar. “Se não conseguirmos o primeiro lugar, o nosso foco é fazer com que o nosso produto seja rentável e gere lucro para nós”, disse o estudante Henrique Alves.

O evento que acontecerá em São Paulo nas próximas terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23) receberá projetos de todo o Brasil. A feira é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

Os primeiros colocados receberão troféus, bolsas de estudos, entre outros prêmios.