Em material à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), informou que, aos quinze dias de greve dos profissionais da educação da rede municipal, representantes da entidade, foram recebidos pela Prefeita de Miracema, Camila Fernandes nesta quarta-feira (04), para tratar da pauta de reivindicações que culminou na greve da categoria, agora suspensa por 20 dias, a partir da reunião que inicia as tratativas para negociação da pauta.

Segundo o sindicato, na reunião, o Secretário de Assuntos Municipais do Sintet, Joelson Pereira, apresentou as reivindicações outrora protocoladas, e pediu que ficasse estabelecido um canal de diálogo entre as partes para tratar das demandas reivindicadas, bem como a análise da folha analítica e as projeções de despesas e receitas da educação visando buscar o atendimento das pendências.

A Secretária Rozineila informou que “as demandas da categoria explanadas na reunião serão discutidas com a equipe técnica da gestão municipal a fim de apurar as questões possíveis de serem atendidas”.

O Sintet diz que, quanto ao reajuste do piso, foi ressaltado que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) assegura o salário inicial da carreira e a projeção dos demais níveis da carreira com percentuais sobre os níveis anteriores. “O valor do piso de ser aplicado nos níveis iniciais da carreira, e os reflexos desse valor e a projeção percentual nos demais níveis e classes da tabela salarial”, disse Joelson.

A entidade afirmou que ficou decidido na reunião, que a prefeita vai se reunir com a equipe técnica da gestão para discutir as demandas apresentadas pela categoria, e um nova reunião será marcada dentro de 20 dias, a partir de 04 de maio, para tratar da pauta financeira que é a implementação dos reajustes de 33,24% para os professores em todos os níveis da carreira, 10% para o quadro administrativo e a publicação das progressões referente aos anos de 2021 e  2022, o pagamento dos passivos de 2021, pagamento dos percentuais de férias e décimo terceiro sobre o quinquênio e a inserção de representantes da categoria na comissão  de reestruturação do estatuto dos servidores municipais.

Os representantes do sindicato cumprimentaram a Secretária Municipal de Educação, Rozineila Fernandes por intermediar o diálogo com o executivo municipal e a prefeita abrir o diálogo.

Em assembleia realizada na noite de ontem, a categoria deliberou pela suspensão da greve face a abertura de negociação da pauta com a gestão. As aulas serão retomadas na próxima segunda (09), quando será apresentado um calendário de reposição das aulas.