Ícone do site Gazeta do Cerrado

Após ação, é suspensa captação de água no Rio Formoso, diz Semarh

Imagens feitas por drones e satélites mostram que Rio Formoso está em situação alarmante - Divulgação MPE-TO

Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

As bacias de alguns rios do Tocantins estão passando por uma situação complicada durante o período de estiagem. O Rio Formoso que fica em Lagoa da Confusão, é um dos mais prejudicados, porque além da seca, produtores utilizam a água do rio para fazer irrigação nas plantações.

De acordo com Aldo Azevedo, diretor de Planejamento e Gestão da Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a captação de água no Rio Formoso está suspensa desde o dia 1º de agosto.

“Estamos participando de grupos de estudo pra resolver essa questão definitivamente. A crise hídrica todo ano no período de estiagem tem incomodando os produtores daquela região”, disse à Gazeta.

Além disso, Aldo disse também que a Semarh tem um projeto de recuperação de nascente que contempla não apenas a do Rio Formoso, mas outras quatro bacias.

“Estamos implementando nesse mês de agosto o Projeto Olhos D’água, que vai recuperar 50 nascentes na bacias do Rio Formoso, pra começar realmente a fazer alguma coisa e mostrar que é viável para o produtor”.

Vale lembrar também que a suspensão da capitação de água para irrigar plantações, foi pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE-TO), após uma vistoria realizada entre os dias 30 e 31 constatar situação de emergência no Rio Formoso.

Sair da versão mobile