Equipe Gazeta do Cerrado
Após mais de três meses da rebelião no presídio Barra da Grota, em Araguaína, região norte do Tocantins, um detento continua foragido. Segundo as informações da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), na época, 28 reeducandos fugiram do local.
Na fuga que aconteceu em 2 de outubro, de 2018 eles levaram um servidor do sistema penitenciário e uma professora que lecionava na unidade prisional. Nove dos 28 fugitivos, morreram em confronto com a polícia.
A Seciju informou ainda que depois da prisão de Daniel Felipe Soares, de 24 anos, preso nesta quinta-feira, 3, acreditava-se que ele era o último reeducando foragido.
Todavia, depois de atualizar o banco de dados, confirmaram que Marcelo de Araújo Ferreira, de 21 anos, continua foragido.
Confira na íntegra a nota:
Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins, informa a população do Estado do Tocantins que o fugitivo Marcelo de Araújo Ferreira, de 21 anos, continua foragido da Justiça.
Mais cedo, a Seciju informou que o detento Daniel Felipe Soares, de 24 anos, detido em Paraíso do Tocantins, tratava-se do último foragido da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, no dia 02 de outubro de 2018.
Após atualização no banco de dados dos foragidos e durante a contagem entre mortos e fugitivos da UTPBG, o serviço de Inteligência do Sistema Penitenciário constatou que Daniel Felipe Soares não se tratava do último foragido deste episódio, restando ainda o fugitivo Marcelo de Araújo Ferreira, de 21 anos.
Entre os 28 foragidos, nove morreram em confronto com as forças de segurança ainda no dia 02 de outubro de 2018, sendo eles: Álvaro de Sousa Ferreira, Antônio Carlos Dias Conceição, Danilo Moraes Alencar, Eduardo da Silva Reis, Fábio Júnior de Sousa Lustosa, Jefferson Bispo Santos, Kayo Lucas de Araújo, Valdemir Gomes de Lima e Willians Gomes dos Santos.
No dia 04 de outubro, entregou-se junto com os reféns, Maurício Pereira da Silva. Na mesma data, também tinham sido recapturados Marcos Phablo Soares de Carvalho e Lázaro Carneiro Gonçalves.
No dia 05 de outubro de 2018, após denúncias da população, foi recapturado o fugitivo Breno Raylan da Silva Rodrigues. No mesmo dia, as forças de segurança também recapturaram, em Araguaína, Carlos Daniel da Silva Santos, Thalisson Ribeiro Coelho e Denis Alex Alencar de Brito.
No dia 9 de outubro de 2018, mais cinco foragidos foram recapturados no setor São João, em Araguaína, sendo eles: Lindembergue Lima Silva, Denilson Monteiro do Nascimento, Hélio Araújo Barros e Welley Hernandes do Carmo e Werlison da Silva Martins.
Foram presos na cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão, no dia 18 de outubro de 2018, os fugitivos Rogério Morais Alencar; Thiago Borges de Araújo; Francisco Vieira dos Santos e João Marcelo Pereira Borja.
Já no dia 31 de outubro, após uma denúncia anônima, foi recapturado no município de Tocantínia, o foragido Junior Pereira de Sousa.
O penúltimo fugitivo da UTPBG, Daniel Felipe Soares, de 24 anos, foi preso na noite desta quinta-feira, 03, em Paraíso do Tocantins. Segue foragido da Justiça Marcelo de Araújo Ferreira, de 21 anos.