Sem data definida e sem resposta do Governo do Estado, aprovados do Concurso da Defesa Social para o provimento do de cargos ao Sistema Socioeducativo do Tocantins, realizam nesta terça-feira, 16, um apitaço com faixas e carro de som em frente a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) em Palmas, a partir das 12h30. Ainda na ocasião os aprovados usarão nariz de palhaço e seguirão para a Casa Civil e Assembleia Legislativa.

secretaria de cidadania e justiça

No dia 29 de março, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de nº 4.836 o resultado final da segunda etapa referente ao Curso de Formação Profissional do Concurso.  Porém os candidatos aprovados ressaltam a insatisfação com a demora do concurso que iniciou ainda em 2014 e ainda continuam sem data definida para homologação e posse do certame.

De acordo com o presidente da comissão dos aprovados Marcos Antônio da Silva Júnior, o alto número de contratos no sistema socioeducativo é exorbitante e prejudica o andamento do certame devido a rotatividade de servidores.

“A manifestação é uma forma de chamar à atenção do governo para a homologação e posse imediata dos aprovados. Temos mais de 400 aprovados capacitados disponíveis para ocupar o cargo e dar continuidade aos projetos, porém continuamos sem previsão e sem nada concreto”, explicou o presidente.

 

Insegurança

A insegurança transmitida pelo governo gera ainda mais insatisfação nos aprovados, uma vez que a gestão estadual divulgou na imprensa que até o fim do primeiro semestre o certame já teria sido homologado e todos seriam empossados, porém para a comissão dos candidatos, não foi falado datas.

“É válido ressaltar ainda que muitos aprovados pediram demissão do emprego para fazer o curso de formação ocorrido em janeiro e exigia dedicação exclusiva. Foi divulgado que em uma reunião feita pelo Governo que a homologação seria em maio e as posses estariam previstas para os meses de junho e julho, mas para a comissão não foi repassado nada e já estamos na metade do mês de maio. Não temos nada concreto”, informou.

Sistema Penitenciário e Socioeducativo

Outro ponto importante foi a homologação parcial do concurso apenas para o sistema penitenciário. “Mesmo sendo o mesmo concurso, o Governo fez a homologação parcial e deu posse apenas para o penitenciário e no caso do socioeducativo  permanece o descaso e a incerteza”, destacou.

Apoio

A comissão dos aprovados tem buscado apoio juntos com outros órgãos, como o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados no Tocantins (OAB), Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), entre outros.