Ícone do site Gazeta do Cerrado

Araguaína em busca de vacina: comissão vai a SP se encontrar com fabricantes; Dimas: “vamos apelar para tudo”

Maju Cotrim

Após anunciar a intenção de adquirir vacinas para a COVID-19, A prefeitura de Araguaína dar mais um passo nessa direção. Entrevista a Gazeta do Cerrado nesta segunda-feira 14, O prefeito Ronaldo dimas informou que nesta semana a equipe técnica irá à São Paulo tratar do assunto com fabricantes da vacina.

“Essa semana uma equipe deve ir a São Paulo para verificar com três fabricantes”, disse. O prefeito eleito Wagner Rodrigues pode acompanhar o grupo.

“O que colocamos como meta é em 30 dias ter uma solução”, disse Dimas.

Ele comentou ainda: “o governo federal se movimentou, vários municípios passaram a adotar a mesma linha, vamos apelar para tudo também e não especificamente uma só”, disse.

Dimas publicou um decreto autorizando a compra do produto desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em regime de urgência. O imunizante ainda não teve o uso aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o município, a previsão é de que sejam adquiridas 180 mil doses ao custo de R$ 10 milhões. A vacina da Pfizer teve 95% de eficácia na última fase de estudos e será usada de forma emergencial no Reino Unido a partir da próxima semana.

Dimas disse ainda que um plano de vacinação deve ser apresentado e que os profissionais da saúde e os idosos serão priorizados. Ele afirmou que acredita que pelo tamanho do pedido acredita que a empresa vai conseguir entregar todas as doses rapidamente e que a imunização não deve demorar a chegar a todos os moradores.

Sair da versão mobile