Começa nesta segunda-feira, 8, nas UBS (unidades básicas de saúde) de Araguaína, a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Para a imunização contra a pólio o público-alvo são as crianças menores de 5 anos.

“Mais uma vez contamos com o compromisso dos pais ou responsáveis por meninos e meninas de até 5 anos que procurem as unidades de saúde da nossa cidade para imunizarem seus filhos contra a pólio, uma doença contagiosa aguda causada por um vírus e que pode provocar uma série de consequências irreversíveis”, destacou a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

A meta de Araguaína é imunizar 95% das 8.107 crianças nessa faixa etária.

Multivacinação
A campanha também será a oportunidade para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme calendário previsto no PNI (Programa Nacional de Imunizações). Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta da criança para que as equipes de saúde identifiquem os imunizantes que precisam ser aplicados.

Serão disponibilizadas doses que protegem contra doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19 e outras. A campanha segue até o dia 9 de setembro.

Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada pelo Poliovírus que vive no intestino. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas ou nenhum e são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe, febre e dor de garganta ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Onde vacinar
Todos os postos de saúde estão disponíveis para vacinação, são eles: UBS Maria dos Reis (Setor Barros), UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte, Manoel dos Reis (Jardim das Flores), Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito) e Lago Azul. O horário de atendimento para imunização nessas unidades é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, nas UBS Novo Horizonte e Manoel Alves (Ponte), o atendimento é de 7h30 às 13h30.

Já nas unidades Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, Manoel Maria Dias (Cimba), Couto Magalhães e Nova Araguaína, o atendimento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta. O ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal segue vacinando maiores de 12 anos contra influenza e covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30.