Recentemente a Agência Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), localizada no município de Gurupi, encaminhou ao Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) três araras canindé, três maracanã do buriti, dois papagaios do mangue e um cachorro do mato. Os animais foram resultado de ações como fiscalização, apreensão e entrega voluntária.

Conforme o veterinário Jairo Piovesan, os animais ficam internados, passam por exames de laboratório, são tratados e quando já estão em boas condições são encaminhados ao Cefau. “No caso do cachorro do mato, foi feito hemograma e RX. O animal ficou internado por três dias, quando tomou soro e medicamentos. Mas em média eles ficam na clínica entre 20 e 30 dias”, declarou.

A veterinária e supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, esclarece que o Naturatins é responsável pela assistência aos animais silvestres. “A pressão exercida sobre os animais é cada vez maior, sendo imprescindível a participação dos agentes públicos e a colaboração da população nas ações para salvaguardar os animais em perigo iminente”, frisou.

Três araras Canindé também foram enviadas ao Cefau – Divulgação Naturatins

Segundo o coordenador regional de Gurupi, Antônio Carlos Miranda, a procura por informações e apoio referentes a animais silvestres é constante. “Hoje, por exemplo, uma senhora veio aqui na regional, porque ela encontrou na rua alguns periquitos. Nos entregou para darmos os cuidados necessários, foi quando enviamos para o veterinário examinar e posteriormente enviamos ao Cefau”, relatou.

O Centro de Fauna (Cefau) é um local de recepção e tratamento de animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transportes ilegais e também aqueles mantidos em cativeiros domésticos como animais de estimação de forma irregular. Ao chegar ao Cefau o animal passa por uma triagem, depois é monitorado e posteriormente é encaminhado ao seu habitat.

O cachorro do mato ficou internado, fez hemograma e RX – Divulgação Naturatins