Conheça a história das igrejas mais antigas do Estado, que além um simbolo de fé, também representam grande importância para a história de diversos municípios do Tocantins.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está localizada em Natividade, distante 226 quilômetro de Palmas, antigamente conhecida como “ruína”, trata-se de uma igreja inacabada feita no século XVIII pelos escravos que moravam na cidade.
Acredita-se que os negros começaram a adorar Nossa Senhora do Rosário pela aparição de uma imagem da santa em Argel, capital da Argélia. Segundo a lenda os escravos costumavam enterrar ouro nas paredes dos templos de adoração aos seus deuses como oferendas.
Catedral Nossa Senhora das Mercês
A Catedral de Nossa Senhora das Mercês é o principal marco do município de Porto Nacional, que se localiza à 64 quilômetros de Palmas. A igreja foi construída em 1894 e encontra-se preservada na sua forma original, com um formato que remonta ao estilo de construção francês, mais concretamente de Toulouse, de onde vieram os padres dominicanos que idealizaram a catedral.
Ela abriga a imagem da santa padroeira de Porto Nacional e foi construída com tijolo e pedra canga. A Nossa Senhora das Mercês se popularizou em grupos formados por escravos, que acreditavam na sua libertação com auxilio da santa.
Em devoção a Nossa Senhora das Mercês, no mês de setembro, a cidade realiza festejo, com quermesses, danças tradicionais, novenas e missas.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, foi construída por meio de uma subscrição: uns doavam serviços, outros dinheiro e alguns proprietários, um certo número de escravos para os trabalhos pesados. Inúmeros os negros morreram durante as escavações das minas, de onde era retirado o ouro que sustentava seus senhores, aproveitando as pedras para construir uma grandiosa igreja, para a época.
A pouco tempo, era comum encontrarem pequenas pepitas de ouro, no calçamento ao redor da igreja, do barro que escorria das paredes com as águas das chuvas.
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo
A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo se localiza em Monte do Carmo, distante 90 km de Palmas. Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo.
A palavra Carmo, corresponde ao monte do Carmo ou monte Carmelo, em Israel, onde profeta Elias se refugiou. A palavra Carmo ou Carmelo significa jardim.
Paróquia de Santa Ana
A Paróquia de Santa Ana está localizada na Chapada de Natividade, sua história remonta ao período colonial, quando se deu a descoberta dos primeiros veios auríferos no sul e norte da Capitania de Goiás, entre as décadas de 1730 e 1740.
Devido a história da cidade, muitas expressões culturais materiais e imateriais foram produzidas e ainda estão presentes no cotidiano local, como as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora Santa Ana e as expressões da culinária.
A igreja Matriz de Arraias do Tocantins
A igreja Matriz de Arraias do Tocantins, distante 90 quilômetros de Palmas, chamada de Paroquia Nossa Senhora dos Remédios está diretamente relacionada a história da cidade.
Em 16 de agosto de 1807, o arraial de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias foi elevado à condição de Julgado, que, em 18 de março de 1809, foi citado no Alvará de D. João VI criando a Comarca do Norte. Em 31 de julho de 1861, readquiriu a condição de vila, desmembrando-se de Monte Alegre, que voltou a ser povoado agora subordinado a Arraias. Em 1º de agosto de 1914, Arraias foi elevada à categoria de “cidade”, instalada em 19 de setembro do mesmo ano.
Igreja Tocantínia
A igreja localizada em Tocantínia, distante 90 quilômetros de Palmas, foi idealizada pelo Frei Antônio e construída pelos índios. Feita em adobe, a mesma representa faz parte da história do município. Anos depois ela foi reconstruída pela vontade do Monsenhor Pedro Pereira Piagem.
Paróquia Nossa Senhora da Providência
A Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, está localizada na Praça da Matriz em Araguacema, distante 297 quilômetros da Capital.
A congregação foi construída em 1530, por Santo Antonio Maria Zaccaria. No início do século XVII, estes padres se viram às voltas com as obras para reforma de uma área de Roma, obra que implicava a demolição de uma igreja e a necessidade de se construir outra. Os padres começaram, então, o trabalho de construção de uma nova igreja, desta vez dedicada a São Carlos Borromeu.
Paróquia São Pedro
Pelo final da década de 1930, início da década de 1940, uma imagem de São Pedro Apóstolo foi trazida da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes para a casa de Antônio José Augusto. A partir disso, algumas pessoas se reuniram para rezar e decidiram construir uma capela para o Santo.
A Paróquia São Pedro se localiza em Pedro Afonso, distante 183 quilômetros Palmas, e tem grande valor para os moradores da cidade.