Arrecadação do TO já caiu 20% e poderes terão que cortar despesas

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 02/04/2020

Última atualização em 02/04/2020 11:14

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Reunião foi realizada nesta terça-feira, 1ª

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e os chefes dos demais Poderes, Judiciário e Legislativo, e Instituições Públicas: Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), participaram de uma reunião por videoconferência na noite dessa terça-feira, 1.

A reunião teve o objetivo de promover um debate acerca da nova realidade financeira do Estado, em virtude da queda de arrecadação provocada pela crise do novo Coronavírus.

Os dados

De acordo com os dados apresentados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Seplan), a arrecadação já tem caído em média de 20% em relação ao que estava previsto para a arrecadação do período. Por isso, medidas em conjunto precisam ser tomadas para manter a normalidade dos atendimentos e evitar escassez de recursos em ações essenciais à população.

Leia também – Carlesse declara estado de calamidade pública no Tocantins; Saiba tudo que fica proibido

“Temos que sempre antecipar o problema e já prever a solução. Nós do Governo do Estado já estávamos trabalhando, desde o início do mandato, para reorganizar as finanças do Estado, tanto que enquadramos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e estávamos preparados para retomar o crescimento do Estado. Ninguém esperava essa crise que nos atingiu em cheio. Agora temos que rever as contas, cortar as despesas que não são essenciais para não deixar faltar atendimento e o que for de essencial para nossa população. Cada um de nós deve fazer a sua parte pelo povo do Tocantins”, afirmou o governador Mauro Carlesse.

O Chefe do Poder Executivo Estadual avaliou como produtiva a reunião, que deve resultar em ações práticas para a manutenção do equilíbrio das contas públicas em todos os Poderes e Instituições.

“Todos foram muito sensíveis à situação. Estão todos comprometidos com o Estado e com a nossa população. Tenho certeza que vamos chegar a um entendimento que vai favorecer ao Tocantins”, destacou o Governador.

Por parte do Poder Executivo, foi publicado na edição dessa terça-feira do Diário Oficial do Estado (DOE), um Decreto que determina a redução de 20% em despesas de viagens, diárias, combustível e telefone.

E, pelo menos 10% de redução de despesas no consumo de água e energia em todos os órgãos do Governo Estadual.

Participantes

Para o governador Mauro Carlesse “Agora temos que rever as contas, cortar as despesas que não são essenciais para não deixar faltar atendimento e o que for de essencial para nossa população” – Foto – Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Participaram da reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Andrade; o diretor-geral do Tribunal de Justiça, Jonas Demostenes, representando o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto; a procuradora-geral de Justiça, Maria Cotinha; o defensor público-geral, Fábio Monteiro; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Severiano Costandrade; o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal; o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; e o secretário-executivo do Planejamento, Sergislei Silva de Moura.

Fonte: Secom Tocantins

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Marketing: Ana Negreiros

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]