Assembleia e produtores discutem avanços da gestão hídrica na Bacia do Rio Formoso

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 11/09/2019

Última atualização em 11/09/2019 10:27

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Equipe Gazeta do Cerrado

Uma reunião é realizada na Assembleia Legislativa com a APROEST – Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste; o procurador Geral do Estado; Naturatins e Universidade Federal do Tocantins.

A Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST) contesta o posicionamento da Promotoria de Justiça Regional Ambiental da Bacia do Alto e Médio Araguaia sobre o pedido de suspensão de captação de água na bacia do Rio Formoso e pede cumprimento integral do Plano do Biênio 2018/2019. Um vídeo mostra as potencialidades do local e a tecnologia da região.

Estão sendo apresentadas Informações sobre o sistema de produção agrícola na Bacia do Rio Formoso e os avanços na estrutura da gestão hídrica e dos investimentos em segurança na bacia.

Eles falam ainda sobre a Discussão e proposição sobre os questionamentos do MPE ao Sistema de Produção Agrícola da Região.

A Produção agrícola na região se destaca na produção de arroz, semente de soja, melancia, feijão e outros cultivares em áreas de várzeas. Em junho ocorreu em Lagoa da Confusão de Audiência Pública, promovida pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), sobre irrigação e uso da bacia hidrográfica do rio Formoso.

Números

De acordo com a SEAGRO a região corresponde a 8% do território tocantinense, é responsável por 88% do arroz e 70% do feijão produzidos no Tocantins e ainda 67% das sementes de soja saem dessas áreas, abastecendo o Tocantins e outros sete estados brasileiros.

Arroz
Conforme dados da Conab em 2019, o Tocantins continua em destaque sendo o 3º produtor de arroz irrigado do Brasil, com produção estimada em mais de 593 mil toneladas, tendo ainda potencial para alcançar o segundo lugar no ranking brasileiro devido à possibilidade de ampliação das áreas de várzeas e a evolução das variedades que hoje são plantadas e desenvolvidas para as condições das várzeas tocantinenses.

Soja
Já a soja alcançou produção de aproximadamente 174 mil toneladas de grãos (Safra 2017/2018) cultivados numa área de 106 mil hectares, destacando-se ainda por abastecer a região do Matopiba e outros estados brasileiros.

Melancia
O Tocantins destaca-se também como produtor de melancia nessa região com 233 mil toneladas (Safra 2017/2018, dados IBGE) numa área de aproximadamente oito mil hectares.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]