A imprensa nacional registrou o que chamou de “Barraco” na Comissão de Finanças e Tributação do Senado nesta quarta-feira, 11.

O Senador do Tocantins, Ataídes Oliveira, se irritou na presidência da Comissão e teria expulsado o senador Armando Monteiro.

Em protesto toda a mesa, composta por presidentes de entidades do sistema S, se retirou e o deixou falando sozinho, segundo relatou veículos nacionais.

Nossa equipe tentou ouvir o Senador sobre o impasse via telefone porém as ligações não foram atendidas. Um posicionamento foi solicitados para a assessoria.

Veja vídeo sobre o fato:

Entenda o caso

Autor do requerimento para a realização da reunião, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) presidia os trabalhos e pediu a palavra após a explanação inicial dos convidados, entre eles o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, e o Procurador do Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira.

Só que Ataídes não parou mais de falar. Quando se aproximava de 20 minutos de discurso, no qual acusou as entidades de lucrar usando recursos de origem pública para aplicar no sistema financeiro, outros senadores passaram a reclamar. Acusaram o tucano de querer aparecer mais que os especialistas convidados, a quem queriam dirigir perguntas.

Ataídes não só se negou a passar a palavra aos colegas. Tendo passado instantes antes a presidência ao senador Airton Sandoval (MDB-SP) para usar a palavra, expulsou o emedebista e retomou ao comando da mesa, da qual continuou a falar. Revoltados, os demais senadores, inclusive do PSDB, abandonaram a sessão em protesto. A sala, que estava cheia de ouvintes, igualmente se esvaziou.

Neste momento, Ataídes conduz os trabalhos tendo à sua volta apenas assessores e os convidados, visivelmente constrangidos. “Me sinto ofendido com a forma como fomos recebidos aqui”, disparou o vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Adelmir Santana.