O Governo do Tocantins, por meio Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), e a Marinha do Brasil assinam nesta quinta-feira, 26, às 8h, na sede Marinha, o Termo de Parceria para a realização dos trabalhos do Levantamento Hidrográfico a fim de subsidiar a elaboração da Planta Batimétrica do Lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães, no trecho entre a Praia das Arnos até o Aeroporto de Palmas nas duas margens do Lago.

A Planta Batimétrica é o resultado final dos trabalhos previstos para ficar pronto em outubro de 2022. Este documento permitirá que nessa parte do lago seja realizado o Balizamento que é a sinalização de segurança para os usuários do lago.

A segurança dos usuários do Lago é tanto para a comunidade local como também para o desenvolvimento da atividade turística. A partir do balizamento/sinalização será possível captar eventos náuticos nacionais e internacionais. A capital Palmas e Porto Nacional contará com mais infraestrutura para fortalecer o turismo de negócios e eventos.

A Marinha do Brasil disponibilizou sete profissionais que realizarão os trabalhos nos próximos 45 dias. Os trabalhos são resultado da articulação do Secretário Hercy Filho que entendeu que o lago é um dos maiores atrativos turísticos da Região Serras e Lago, mas que precisa ser estruturado. Também é uma demanda antiga dos representantes empresariais do turismo.

 “Esse documento é de fundamental importância para um melhor aproveitamento do lago com segurança para realização de grandes eventos esportivos e turísticos”, explicou o secretário Hercy Filho, ressaltando que com a Planta Batimétrica será possível explorar melhor os potenciais do lago com mais segurança, associados a outros atrativos turísticos da região central. “Com esse documento poderemos atrair grandes eventos para o Tocantins, gerando mais empregos e renda para a sociedade, conforme preconiza o governador Wanderlei Barbosa”, destaca.

O documento é resultado de uma solicitação do Governo do Tocantins, por meio da Sectur junto a Marinha do Brasil para que uso do lago possa ser navegável para fins de fomentar a cadeia do turismo, considerando que a capital Palmas tem uma localização privilegiada e uma logística de transporte de acessibilidade, além de uma rede hoteleira confortável e de qualidade. A ideia do Governo, com a finalização do documento, é atrair grandes eventos nacionais e internacionais e para uso de lazer seguro para população.