adolescentes

Um Termo de Cooperação técnica celebrado entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Tocantins (Undime) permitirá que as avaliações do Sistema de Avaliação da Rede Municipal de Palmas (Saep) sejam compartilhadas com os outros 138 municípios do estado do Tocantins.

 

De acordo com a parceria firmada, a Semed será responsável pela elaboração das provas de avaliação para os alunos do 1º e 2º anos, bem como a cessão da avaliação do 3º ano do ensino fundamental do Saep, a serem aplicadas em todos os municípios tocantinenses. A íntegra do Termo de Cooperação contendo as obrigações de cada instituição pode ser conferida aqui .

 

Segundo a secretária executiva da Undime, Maria Solange Rodrigues, a instituição buscou essa parceria junto à prefeitura de Palmas visando verificar o impacto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas redes municipais de educação do Tocantins e contribuir para que os municípios que ainda não possuem sistemas de avaliação próprios, possam implementar ações que promovam melhorias e avanços no processo de ensino e aprendizagem.

crianças

“Dentro das ações de trabalho do grupo gestor da 4ª edição do PNAIC, representado pela Undime, Seduc e UFT, ficou acertado que a Undime seria responsável pela elaboração de uma avaliação diagnóstica a ser compartilhada com os municípios tocantinenses, e como a instituição não dispõe de equipe técnica para isso, buscou essa parceria junto ao município de Palmas que já é referência nessa área”, afirmou.

 

Para Maria Solange, a educação de Palmas é reconhecida nacionalmente devido ao bom desempenho alcançado tanto nas avaliações internas, quanto nas avaliações de nível nacional, bem como em relação às políticas públicas educacionais implantadas na Capital. “Palmas vem dando apoio a todos os municípios que a procuram, seja na execução de programas do governo federal, no desenvolvimento de programas educacionais ou em formação de professores”, disse.

 

O secretário municipal da Educação, Danilo Melo, ressalta que partilhar essas informações com outros municípios significa contribuir decisivamente para a melhoria da educação como um todo. “O sistema municipal de ensino de Palmas tem uma das melhores referências entre as capitais em termos de educação de qualidade na educação infantil e no ensino fundamental, e essa é mais uma oportunidade de fazer com que os municípios possam trocar informações, possam avançar no sentido de fazer políticas públicas de maneira colaborativa”, destacou.

 

De acordo com Danilo, é desejo do prefeito Carlos Amastha que tudo que se faça em Palmas possa ser permutado, discutido, refletido pelos outros municípios e vice-versa. “O municipalismo deve ser a nova doutrina política do momento”, concluiu.