Após negociação com o Governo do Tocantins, o Banco do Brasil voltou, na tarde desta sexta-feira, 28, a liberar empréstimo consignado para os servidores públicos do Estado. A ação ocorreu devido ao fato do Executivo estadual negociar e pagar os valores que estavam em atraso com a instituição bancária.

No último dia 13 de maio deste ano, o Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, se reuniu com o superintendente comercial do Banco do Brasil, Raul Abu Bakr Wahbe para discutir o pagamento de uma dívida de R$ 28 milhões que vinha se arrastando desde gestões passadas.

De acordo com o Raul Abu Bakr Wahbe, as taxas do Banco do Brasil, nesta modalidade de empréstimo são atrativas, e três servidores do Estado já conseguiram solicitar e receber o dinheiro do consignado. “O servidor precisa acessar o Sistema de Consignação do Tocantins [Siconsig] – http://siconsig.secad.to.gov.br – e gerar uma chave. Com ela em mãos, ele deve procurar uma agência do Banco do Brasil para solicitar o empréstimo”, explicou o superintendente.

Recursos

Desde que assumiu a Gestão do Tocantins, o Governador do Estado, Mauro Carlesse, tem trabalhado para regularizar as dívidas do Estado. Para isso, uma reforma administrativa foi realizada com corte de custos e redução de despesas com pessoal.

De acordo com o Governo, sem a readequação da máquina pública, não teria sido possível realizar ações como o pagamento de dívidas que vem se arrastando há anos.

“Com esse corte de gastos, está sendo possível quitar dívidas como essa dos consignados, que já estavam desde a gestão passada, e pagar contrapartida de obras que estavam paradas”, ressaltou o governador Mauro Carlesse.

Fonte: Governo do Tocantins