A Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro assinou na tarde desta segunda-feira, 13, o Termo Aditivo de Cooperação entre a Prefeitura de Palmas e o Sindicato dos Taxistas do Estado do Tocantins (Sintaxi-TO) para concessão de empréstimos aos taxistas filiados, por meio do Banco do Povo, destinado a financiar a quantia referente ao valor da entrada na aquisição de veículos novos, até o limite de R$ 12 mil.

O Termo Aditivo manteve também o empréstimo de até R$ 10 mil para compra de kits para os táxis em operação, visando  financiar a modernização da frota com padronização completa, para melhor atender os usuários, com um serviço diferente, com sinal de internet, aparelhos de DVD, kits de higienização, entre outros itens, promovendo também a competitividade com os meios particulares de transportes.

Na ocasião, Cinthia Ribeiro destacou a importância desta parceria que proporcionará aos taxistas melhores condições de trabalho, bem como, a melhoria da frota que ganha mais 41 novos profissionais da categoria na Capital. “Visamos contribuir com um serviço de táxis mais competitivo, gerar maior renda para os taxistas e promover o desenvolvimento social e econômico do Município”, disse.

Atualmente, 136 taxistas atuam na Capital, mas a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana publicou no Diário de 3 de julho de 2018, o resultado da seleção para concessão de autorização para o transporte de passageiros com uso de automóvel alugado, táxi, a mais 41 novos taxistas, o que motivou a permissão do empréstimo para aquisição de veículo novo.

De acordo com a presidente do Banco do Povo, Carmen Lúcia Bom, o empréstimo referente ao valor da entrada visa possibilitar aos novos taxistas que possam atender os requisitos da Prefeitura Municipal e ofereça os serviços com a qualidade devida. “Os taxistas conseguem financiar em outros bancos até 80% do valor, e o Banco do Povo emprestará o que falta para aquisição do veículo”, disse.

Carmem Lúcia explica que a linha de crédito tem as mesmas condições dos demais empréstimos, com taxa de 1% ao mês, dividido em até 36 parcelas para pessoa jurídica (MEI) e em até 24 para pessoa física.

O secretário da Sedem, Kariello Coelho, destaca que o convênio com o Sindicato dos Taxistas é muito importante para modernizar a frota de táxis de Palmas e assim melhorar o atendimento à população da Capital. “O propósito é a melhoria do serviços. Vamos financiar para eles a modernização da frota, com padronização completa para que os táxis atendam melhor os usuários”, disse.

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Tocantins, Izaías Rodrigues Ribeiro, declarou que o acordo firmado entre a Prefeitura e o Sindicato vem ao encontro das necessidades da categoria. “Vamos aumentar a qualidade da prestação dos serviços, com a modernização da frota e também favorecendo aqueles que estão ingressando agora como concessionário, como o financiamento do valor da entrada do veículo”, pontuou.

“Nós recebemos esse benefício com muito bom humor, para nós tem um resultado muito positivo”, finalizou Ribeiro.

De acordo com o Termo Aditivo o valor do crédito concedido será depositado na conta corrente do fornecedor de veículo, mediante autorização do concessionário, ou na conta corrente do beneficiário do empréstimo, cabendo ao Sintaxi-TO, o encaminhamento, ao Banco do Povo, no prazo de 60 dias, das respectivas notas fiscais de compra e serviços, para comprovação do uso devido. O Termo Aditivo ressalta ainda que o Sintaxi deverá ser avalista solidário em todos os contratos de empréstimo assinados.

Fonte: Prefeitura de Palmas