Quatro barreiras sanitárias nas principais vias de acesso foram instaladas em Tocantínia. nesta sexta-feira,10, a ação de combate ao avanço do novo coronavírus foi implementada. Os profissionais de saúde vão medir a temperatura e coletar dados das pessoas através do questionário e orientar sobre o uso obrigatório de máscara. A ação visa identificar a situação das pessoas que estão entrando ou saindo da cidade.

As barreiras foram instaladas nas saídas de Palmas, Aparecida do Negro, Pedro Afonso e no porto da balsa que dar acesso a cidade de Miracema do Tocantins. Todas as barreiras vão funcionar das 6h às 18h.

O Prefeito Manoel Silvino (SD), esteve presente na barreira implantada na saída de Palmas. E destacou que a medida de instalação das barreiras sanitárias é para minimizar os impactos sociais e econômicos foi tomada em conjunto com o Comitê do Enfrentamento da Covid-19, criada no município para tratar de assuntos pertinentes ao combate do coronavírus.

Silvino ressaltou que para atender a demanda foram necessárias de contratações temporárias de profissionais de saúde, auxiliar técnico e segurança para atuar especificamente nas barreiras.

A secretária de Saúde, Maria Zenite Cardoso, pontuou que as barreiras são de extrema importância, pois as equipes vão conscientizar os motoristas e passageiros dos veículos sobre o uso obrigatório de máscaras durante a permanência na cidade. E a medição de temperatura pode detectar condições anormais dos integrantes antes de entrar na cidade, estes podendo ser conduzida até a unidade de Saúde, destacou Zenite.

Teste da Covid-19

Foram submetidos a realizar o teste rápido de Covid-19 todos os candidatos que se inscreveram para trabalhar nas barreiras sanitárias durante a pandemia ao Coronavírus.  O objetivo do teste é garantir a saúde dos agentes e das pessoas em trânsito que foram abordadas durante a ação.

Orientação

As equipes que vão atuar em quatro barreiras sanitárias instaladas em Tocantínia receberam orientações do médico da Unidade Básica de Saúde, Dr. Pedro Sardinha, sobre o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e o descarte correto de materiais descartados após a utilização como: a luva e a gorra.

Na abordagem de pessoas em barreiras, a orientação é fazer a coletas de dados e medição de temperatura. Nos casos suspeitos a recomendação é encaminhar o paciente para a Unidade Básica de Saúde da cidade, onde será avaliado pelos profissionais da unidade.

Com informações da Assessoria