Ele está dentre as bebidas mais consumidas do Brasil, não à toa, o país é o maior consumidor do mundo, de acordo com os dados da Euromonitor International. Queridinho entre aqueles que acordam cedo, o café tem funções que vão muito além de despertar o corpo. Ele é antioxidante, bom para a saúde cardiovascular e pode até ajudar na memória. “O café pode funcionar como um bom anti-inflamatório e antioxidante, prevenindo alterações cutâneas e envelhecimento”, aponta a nutricionista integrativa Nathalia Destri.

Mesmo com benefícios múltiplos, é necessário se atentar à qualidade do grão e às quantidades diárias. “É essencial que este tenha qualidade, já que as toxinas podem estar presentes em grãos velhos, não orgânicos e muito torrados”, alerta a nutricionista, que recomenda a ingestão de 3 a 6 miligramas de cafeína por quilo de massa corpórea do indivíduo, o equivalente a cerca de uma a três doses pequenas diárias.

Quando falamos de pele e cabelos, as vantagens vão além da ingestão, uma vez que ele pode ser inserido em receitas caseiras de máscaras faciais ou para os fios.“A cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Além de amenizar o aspecto de casca de laranja”, conta a dermatologista Ana Carolina Sumam, que nos ofereceu algumas dicas e receitas de produtos caseiros para deixar a cútis ainda mais bela. Confira.

Como usar a cafeína na pele?
Além de produtos industrializados, as receitas caseiras trazem as vantagens de não conter ingredientes ruins, como parabenos, podendo aproveitar dos benefícios de grãos orgânicos.  O passo a passo da dermatologista consiste em misturar uma colher de sobremesa de café em pó para a mesma medida de água. “Para potencializar a ação, coloque cinco gotas de óleo essencial de café. Misture e passe na pele, deixe agir 20 minutos e enxágue bem o rosto. Essa pasta também pode ser feita para esfoliar a pele. O resultado é uma pele mais fresca, hidratada, jovem e suave”.

Para quem tem olheiras, hidratar a região é uma boa pedida, uma vez que essas áreas tendem a ser mais secas do que o resto do rosto. Para aquirir os benefícios da cafeína, use a mesma pasta abaixo dos olhos. “O café vai ativar a circulação sanguínea e ajudar a descongestionar a região. Reduz o inchaço e inflamação, além de reduzir o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para melhorar as sombras escuras”, explica Ana Carolina.

Cafeína para os cabelos
Para madeixas fortes e brilhantes, o café aparece para potencializar o aspecto saudável. “A substância penetra nas raízes do cabelo, protegendo da ação negativa da testosterona, que causa a queda de fios, interrompendo o processo que pode levar à calvície”, detalha a especialista.

Responsável por estimular a fibra capilar, o queridinho das manhãs favorece o crescimento e fortalece as fibras capilares. Para utilizá-lo, aplique uma solução que leva café nos folículos fragilizados.“Existem várias fórmulas que seu médico pode mandar manipular para ajudar a tratar o couro cabeludo, feitas de acordo com a sua necessidade”, explica Ana Carolina.

 

Óleo essencial de café
Os óleos essenciais são responsáveis por potencializar efeitos com apenas algumas gotas. Por serem mais concentrados e em forma de óleo, a penetração e aderência à pele é maior. De acordo com a dermatologista, o extrato ajuda na ação de fotoprotetores, pois é um absorvedor de radiação UV.

 

Segundo um estudo da Seção de Bem-Estar e Comunicação da Nestlé, do Japão, publicado em 2015, a cafeína é um ótimo ingrediente anti-idade, ajudando a combater radicais livres, reduzir manchas causadas pelo sol, marcas vermelhas e linhas finas. A especialista aponta que os triacilgliceróis e ésteres diterpênicos presentes nos grãos ajudam na síntese das fibras dérmicas e resultam em um efeito regenerador e firmador, pelo fato de auxiliarem na formação das ceramidas, que são lipídeos formadores das membranas das células.

Em adição, ele estimula a produção de colágeno e elastina e tem ação estimulante no crescimento do folículo piloso, estrutura base de todos os pelos do nosso corpo, que previne a queda capilar.

 Fonte: Casa e Jardim