Até a manhã desta quinta-feira, 31, os internautas estavam em polvorosa subindo a hashtag “BBB Protege Racista”, uma clara referência às declarações de Paula dentro da casa do ‘BBB 19’, da Globo.

Isso porque a edição do reality show exibida no canal aberto não estava mostrando ao público todas os comentários racistas e preconceituosos que a mineira faz constantemente desde que entrou no programa.

Segundo os fãs da atração, a omissão das polêmicas da sister a favoreceram no Paredão da última terça-feira, 29, quando a confinada mais votada pela casa permaneceu na disputa, e Gustavo foi eliminado.

Levando em consideração o fato de que as reinvindicações sobre a postura de Paula tomam conta das redes sociais desde o início do ‘BBB’, a Globo decidiu mostrar, pela primeira vez, uma situação em que a mineira ficou na berlinda após fazer uma reflexão sobre a questão racial.

O reality show mostrou a confinada sugerindo que piadas ou ofensas à “loira burra” são equivalentes a racismo, em conversa com Gabriela e Rodrigo, que são negros.

“Vamos supor: alguém faz um ato de racismo contra um negro. Fala assim: ‘Você é um neguinho não sei o quê.’ Mas se chega, por exemplo, numa loira e fala: ‘Essa é uma loira burra e tal’. Começa a denegrir a pessoa por ser loira”. Diante de algumas contestações, Paula pareceu concordar: “Não é racismo. Lógico que não é racismo.”

Apesar disso, a edição não mostrou uma última pergunta dela a respeito: “Por que dói nele [a vítima de racismo] e não vai doer em você?”.

De acordo com o “Uol”, também não foi ao ar na Globo a reação dos brothers ao relato de Paula. Didaticamente, os dois mostraram a diferença entre ofensas raciais e ofensas por ser loira.

“É um preconceito que não mata”, disse ele. “Te ofenderem assim, não tira os seus privilégios. Você não vai andar no shopping e o segurança te seguir achando que você vai roubar”, iniciou a designer. “Isso vai doer (ser chamada de “loira burra”) e é claro que deve ser escutado e respeitado”, acrescentou o carioca.

Em outra parte da conversa, exibida na Globo, Rodrigo explicou a Paula como a palavra “denegrir”, que ela havia usado, carrega uma carga negativa para os negros. Mas foi condescendente com a colega de “BBB”: “É a sociedade, não é a Paulinha”, disse ele, tentando explicar porque a participante recorre a esta palavra como sinônimo de algo ruim. “Não é você. Você ouviu e você reproduziu”, repetiu Gabi.

Eles ainda explicaram o peso que o termo “humor negro” tem para o racismo. Gabriela, novamente de forma didática, ensinou: “Você entende como a palavra negra sempre entra em um lugar ruim? Não tem humor branco, entendeu?” Mas Paula pareceu não ter entendido: “É porque é uma piada ruim que não deveria ser dita.”

paula bbb 19 fábio assunção

Crédito: Reprodução/Instagram e GloboPaula, do ‘BBB 19’, fez piada com dependência química de Fábio Assunção

 

Esta não é a primeira vez que Paula solta algum comentário de gosto duvidoso dentro da casa mais vigiada do Brasil. Desde os primeiros dias de confinamento, a mineira tem feito piada envolvendo racismo e zombou, por sua vezes, da dependência química de Fábio Assunção.

No dia 18 de janeiro, por exemplo, Gabriela perguntou qual famoso os colegas achavam mais bonito, e a mineira respondeu: “Eu acho o Fábio Assunção. Sempre achei ele muito lindo. Fábio Assunção, vamos cheirar um pó juntos? Te apresento as kids”, disse.

A mineira afirmou que gostaria de sair para beber com o ator, que virou meme nas redes sociais por conta de sua batalha contra o alcoolismo.

“Beijo, Fábio Assunção, quando eu sair vamos tomar uns goles juntos”, riu a sister, sem perceber a expressão surpresa dos demais brothers.

Diego, por sua vez, deu corda para a participante: “Já vejo as notícias, vocês na balada, ex-BBB tem affair com Fábio Assunção”. Paula, então, completou: “E são vistos dirigindo bêbados por São Paulo”.

Em outro momento, Paula disse que achava seu cabelo ‘ruim’ por não ser liso, abrindo margem para uma discussão sobre racismo dentro do reality show.

Fonte: Catraca Livre