Depois do Furacão Harvey atingir o Texas, nos Estados Unidos, uma criatura marinha misteriosa sem face e com dentes afiados apareceu na costa do Estado.
As fotos do animal foram postada no Twitter da usuária Preeti Desai, que trabalha na National Audubon Society, organização norte-americana de conservação do meio ambiente.
As imagens viralizaram nas redes sociais e internautas começaram a criar hipóteses sobre a origem do estranho animal: de alienígenas a monstros.
Apesar da imaginação fértil das pessoas, a realidade é mais simples. Kenneth Tighe, biólogo do Museu Nacional de História Natural de Washington, afirmou ao jornal Earth Touch News que o animal aparenta ser uma enguia da espécie Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae.
Contudo, o pesquisador não conseguiu determinar exatamente a espécie da criatura, e declarou que ela ainda pode ser uma Bathyuroconger vicinus ou Xenomystax congroides.
“As três espécies são econtradas no Texas e possuem dentes compridos”, disse Tighe. “É muito ruim que a gente não consiga visualizar claramente a cauda da criatura. Isso faria a diferenciação entre ophichthid e congrids.”
O animal vive escondido no fundo do mar, a uma profundidade de 30 a 90 metros. Geralmente ele é encontrado nas águas entre o Golfo do México e a Guiana Francesa.
De acordo com o FishBase, enciclopédia online de criaturas marinhas, esse tipo de enguia só fica com o focinho e olhos para fora dos esconderijos, e se alimenta de peixes e crustáceos.
Fonte: Revista Galileu