Equipe Gazeta do Cerrado
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quinta-feira, 18, a lei que obriga a inclusão, no censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.
“Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE”, afirmou o presidente sobre a sanção.
No Tocantins o clima é de comemoração por parte das Associações das Mães de Autistas de Gurupi e a Anjo Azul de Palmas. Elas estiveram em Brasilia durante a tramitação do projeto e tiveram total apoio do senador licenciado, Eduardo Gomes, um defensor da causa.
Gomes também comemorou e parabenizou as mães pela conquista. Várias mães agradeceram o empenho e envolvimento do senador com relação ao projeto.
Além da presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o apresentador Marcos Mion, um dos líderes da causa autista, esteve presente na cerimônia.
Na manhã desta quinta, o presidente reuniu-se com pais e mães de crianças portadoras da condição. Eles carregavam faixas e cartazes com a frase “somos autistas e temos direitos”.
As crianças presentes pediram pela inclusão ao mesmo tempo que chamavam o presidente de “tio Bolsonaro”.
A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, na semana passada, um vídeo da presidente do Instututo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico.
Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos.
Autismo
O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.
______________________________________________________________________