Foto – Arquivo Pessoal

O desaparecimento de Ivan Gabriel Miranda da Silva completa 24 dias neste domingo (30). O adolescente foi visto pela última vez no dia 7 de janeiro, quando tomava banho com amigos no rio Povidência, em Miranorte, durante uma enchente. Após dias procurando pela vítima, os bombeiros encerraram as buscas.

A mãe de Ivan, Maria Aparecida Miranda, diz que não consegue descansar e pensa o tempo todo no filho.

“Estamos com o coração partido. A gente está sofrendo, não queria que parasse. O caso do meu filho eu não quero que seja encerrado desse jeito”, disse a mãe.

Maria Aparecida diz que toda a família está sofrendo. “Tem horas que a gente fica desesperada e vai para lá [rio Providência] sozinha andar no mato. Eu estou sofrendo, a gente sente. É um desespero. Tem horas que eu entro no quarto, que vejo as fotos, me dá aquela angústia e vem aquele choro. Às vezes parece que eu estou vendo ele e tenho muita insônia também”, lamentou.

Sem ter o que fazer, ela espera que o filho seja encontrado logo. “Não tem nada de pista e a água estava muito chuva, muito corrente. É complicado. Passei três dias de joelho pedindo para Deus que encontre pelo menos o corpo”, disse Maria Aparecida.

O Corpo de Bombeiros afirmou neste domingo (30) que os militares não estão mais procurando pela vítima. A corporação informou que “os mergulhadores executaram ações na região por vários dias, além daquilo que estabelece o protocolo para essa atividade”.

Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS) disse que “por causa do nível da água do Rio Providência, que estava cerca de 10 metros acima do nível normal, bem como por causa das fortes correntezas no local, o plano de ação para as buscas foi dificultado, impedindo, por exemplo, que mergulhos fossem realizados na região, por oferecer um alto risco para os bombeiros, que no dia seguinte ao afogamento, em 7 de janeiro, iniciaram as buscas”.

Bombeiros vasculham rio em busca de Ivan Gabriel — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros vasculham rio em busca de Ivan Gabriel — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros informou que diante das condições “o trabalho se concentrou nas buscas visuais, com as equipes embarcadas navegando até 15 quilômetros após o local onde o adolescente teria se afogado”.

Dias depois, já com o nível da água mais baixo, os bombeiros fizeram buscas nos barrancos e matas, nas margens do rio, mas o adolescente não foi encontrado e as buscas pararam de ser realizadas.

O desaparecimento

 

O adolescente desapareceu no fim da tarde do dia 7 de janeiro. Testemunhas contaram que Ivan Gabriel estava saltando da ponte junto com outros jovens quando desapareceu. Ele teria nadado até perto da margem e segurou nos galhos de uma árvore para sair da água, mas começou a convulsionar. Logo em seguida, afundou e não foi mais visto.

Os bombeiros começaram as buscas no dia seguinte, mas o trabalho foi prejudicado na região. Segundo os militares, a correnteza e a a cor da água dificultaram os serviços e os mergulhos chegaram a ser suspensos.

Uma tia do adolescente disse que toda a família sofre. “A gente fica pensando o que aconteceu com ele, se foi só afogamento ou se bicho pegou, se aconteceu alguma coisa. Estamos arrasados. Estamos pedindo ajuda a nossa Senhora de Aparecida, que também foi achada nas águas, ela também foi achada no fundo da água”, comentou Maria Lúcia.

Fonte – G1 TO