Senadora Professora Dorinha – Foto – Divulgação

A Senadora Professora Dorinha está na lista dos “cabeças” do Congresso. A participação feminina deste ano mostra que são apenas 15 parlamentares femininas na lista. Ela é a unica mulher eleita na bancada federal do Tocantins atualmente.

A presença de deputadas e senadoras entre os “Cabeças” do Congresso Nacional, em termos proporcionais, é pequena em relação ao total de mulheres no Parlamento. Das 99 deputadas federais e 15 senadoras da 57ª Legislatura, apenas 15 mulheres, sendo 11 deputadas e 4 senadoras, integram o grupo dos “Cabeças” do Congresso Nacional 2023.

As 11 deputadas federais “Cabeças” do Congresso Nacional em 2023 representam 11% da bancada feminina da Câmara dos Deputados. E as 4 senadoras “Cabeças” 2023 representam pouco mais de 26% da bancada feminina do Senado Federal.

Considerando a composição da Câmara dos Deputados, as 11 deputadas federais “Cabeças” do Congresso Nacional 2023 representam 2,14% da Casa. E, em relação à composição do Senado Federal, as 4 senadoras “Cabeças” do Congresso Nacional 2023 representam 4,93%. Em relação aos 594 legisladores — 513 deputados e 81 senadores — federais, as 15 parlamentares “Cabeças” do Congresso Nacional 2023 representam apenas 2,52% do conjunto do Parlamento.

As 15 mulheres do seleto grupo de “Cabeças” do Congresso Nacional 2023 representam 15% da elite do Parlamento. São as 11 deputadas federais: Alice Portugal (PCdoB-BA), BENEDITA DA SILVA (PT-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (PSol-RS), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Luisa Canziani (PSD-PR), Luiza Erundina (PSol-SP), MARIA DO ROSÁRIO (PT-RS), ROSEANA SARNEY e Tabata Amaral (PSB-SP).

Completam o grupo, as 4 senadoras: Daniella Ribeiro (PSD-PB), Eliziane Gama (PSD-MA), PROFESSORA DORINHA SEABRA (União-TO) e TEREZA CRISTINA (PP-MS).

Acrescente-se neste seleto grupo as 8 parlamentares mulheres que estão em “Ascensão” em 2023, a presença feminina seria de 22 mulheres, porém, num universo de 150 nomes, sendo 100 “Cabeças” do Congresso Nacional e 50 em “Ascensão” em 2023.

Estão em “Ascensão”, nesta edição de 2023, podendo figurar nas próximas edições dos “Cabeças” do Congresso Nacional, as 7 deputadas federais: ADRIANA VENTURA (Novo-SP), ÉRIKA HILTON (PSol-RJ), LUIZIANNE LINS (PT-CE), NATÁLIA BONAVIDES (PT-RN), ROBERTA ROMA (PL-BA), SÂMIA BOMFIM (PSol-SP) e TALÍRIA PETRONE (PSol-RJ). Completa a lista, a senadora LEILA BARROS (PDT-DF). MULHERES “CABEÇAS DO CONGRESSO NACIONAL 2023 Parlamentares em negrito e caixa alta estreiam nos “Cabeças” 2023

Cabeças

71 deputados e 29 senadores Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2023, 71 são deputados, e 29 são senadores. Desses, 69% pertencem à base de sustentação do governo e 31% à oposição.

Entre os atributos que caracterizam protagonista do processo legislativo1, se destacam a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.