Foi finalizado hoje, 13, o Curso de Condutores de Cães de Faro e Detecção, ação integrada entre as forças de segurança. O evento também realizou práticas com simulações de apreensão de entorpecentes em um galpão de mais de 300 metros quadrados, onde verificou que as cadelas estão devidamente treinadas.
Durante o curso foram apresentadas as três cadelas da raça pastor alemão, novas integrantes do Grupo Ações Táticas com Cães (ATAC) da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Sola, Cerveja e Liz doadas pela Policia Militar de Brasília, agora farão companhia ao Hulck e Halck pastores belgas de malinois. As cadelas são especialistas em detectar entorpecentes, armas e explosivos.
De acordo com o 3º sargento da Polícia Militar de Brasília, Bernardo Antônio de Oliveira, o curso foi importante para facilitar o serviço das forças de segurança de Palmas em prol de proteção à sociedade. “Viemos contribuir através de técnicas e conduções com as cadelas, inclusive houve a simulação de buscas de drogas”, explica instrutor.
O Guarda Metropolitano, Lázaro Torres, responsável pelo grupo Ações Táticas com Cães (Atac) enfatiza que a chegada desses novos cães veio para unir e fortalecer o combate ao tráfico da capital. “Já temos dois cachorros para a atividade de defesa, e essas outras cadelas viera, para somar, pois são especializadas em farejar todo tipo de entorpecentes, armas e explosivos”, ressalta Torres.
Instrução prática
Como instrução prática, o grupo participou de uma ação da Polícia Civil que resultou na prisão de Admara Gomes Feitosa, 33, vulgo Baleia e Leonora Gomes Feitosa, 67. As responsáveis, segundo informações da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos (Denarc), armazenavam a quantidade mais expressiva de entorpecente em uma casa nas imediações da residência da filha. O Curso de Condutores de Cães de Faro e Detecção envolveu Policia Civil, Guarda Metropolitana, Polícia Militar e PRF. O desempenho dos cães e operadores foi considerado excelente pelos investigadores da Denarc.