Calor: altas temperaturas aumentam cansaço nas pernas; especialista dá dicas

Por Gazeta do Cerrado | 01/10/2020

Última atualização em 01/10/2020 10:21

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

O cirurgião vascular do ICL, Sílvio Alves da Silva – Foto: Divulgação

Segundo dados do Clima Tempo, Palmas deve chegar a 40° graus, neste sábado, 03. As altas temperaturas podem causar alguns sinais e  sintomas circulatórios, dentre estes  sensação de peso nas pernas, inchaços e formigamento. Tais manifestações, normalmente acometem pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou ficam em pé na mesma posição.

O cirurgião vascular do Instituto da Circulação e Laser (ICL), Sílvio Alves da Silva, explicou porque o aumento da temperatura faz com que o cansaço nas pernas aumente. “Geralmente, quando o corpo é exposto a temperaturas elevadas, as veias se dilatam, com isto poderá haver extravasamento de líquidos de dentro das mesmas, levando ao edema( Inchaço) formigamentos e dores nas pernas”, explicou.

O especialista esclareceu que medidas simples podem ser tomadas para aliviar tais manifestações. “Faça exercícios físicos que envolvam a musculatura da panturrilha( batata da perna), uso de meias elásticas prescritas pelo cirurgião vascular,  pratica de treinos para o fortalecimento dessa região, pelo menos, três vezes por semana. O exercício pode contribuir para o bom funcionamento da circulação. Outra dica para aliviar os sintomas é elevar as pernas por 15 minutos diariamente, isso ajuda no retorno do sangue”, ressaltou.

Além disso, o cirurgião alertou que dores nas pernas podem ser sinais de doenças venosas. “Uma delas são as Varizes e Trombose Venosa Profunda, por isso é extremamente importante procurar um médico especialista, caso as dores não melhoram com as medidas acima e principalmente quando é só em um membro e acompanhado de edema. No ICL, realizamos diversos exames que podem auxiliar neste diagnóstico”, finalizou.

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]